A prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criada em 1998 como uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos estudantes que haviam terminado o ensino médio.
Atualmente, a prova é aplicada todos os anos pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Uma das seções do ENEM consiste em 5 questões de língua estrangeira e os candidatos possuem a possibilidade de optar por inglês ou espanhol.
Para que você saiba como se preparar para a prova, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a prova de língua estrangeira do ENEM. Confira!
Língua Estrangeira no ENEM: estrutura da prova
As questões de língua estrangeira no ENEM estão presentes na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no primeiro dia de provas.
As questões de língua estrangeira representam 5 das 45 perguntas de toda a prova de Linguagens e aparecem em primeiro lugar no caderno de provas.
Língua Estrangeira no ENEM: o que é avaliado pela prova?
A prova de língua estrangeira do ENEM tem como objetivo principal avaliar a capacidade de compreensão e interpretação de textos em língua estrangeira. Praticamente todas as questões de língua estrangeira contam com algum tipo de texto verbal ou não verbal. Dessa maneira, uma das principais habilidades que o candidato deve ter para conseguir um bom desempenho nessas questões é a interpretação de texto.
Ao mesmo tempo, as questões objetivas abordam também temas diversos de gramática e vocabulário da língua estrangeira escolhida pelo candidato.
Língua Estrangeira no ENEM: tópicos mais abordados
Existem alguns tópicos que são abordados com muita frequência pelas questões de língua estrangeira do ENEM. Confira quais são eles:
- Interpretação de texto;
- Falso cognatos;
- Semântica;
- Vocabulário;
- Identificação da função de um texto;
- Artigos definidos e indefinidos.
Você deve estudar esses assuntos com atenção tanto se a sua opção for inglês como se for o espanhol.
Língua Estrangeira no ENEM: dicas para a sua preparação
Muitos estudantes não sabem como devem se preparar para enfrentar as questões de língua estrangeira do ENEM. Confira algumas dicas que separamos para te ajudar:
- Pratique a sua interpretação de texto: busque ler textos e charges em língua estrangeira para praticar a sua habilidade de interpretação. Lembre-se de que ela é muito importante dentro da prova do ENEM;
- Busque expandir o seu vocabulário: procure sempre expandir o seu vocabulário da língua que você escolheu, uma vez que o ENEM costuma testar o vocabulário dos candidatos nessas questões, principalmente abordando falsos cognatos;
- Pratique com edições anteriores: tente se preparar para enfrentar as questões de língua estrangeira usando provas de edições anteriores do ENEM. Por meio dessa estratégia, você será capaz de entender como a prova funciona na prática e como os diferentes assuntos podem ser cobrados.
ENEM 2023: inscrições começam em breve
As inscrições para o ENEM 2023 poderão ser realizadas a partir do dia 5 de junho de 2023. Os candidatos terão a oportunidade de se inscrever até o dia 16 de junho.
Todas as inscrições deverão ser realizadas na Página do Participante do ENEM, no site do INEP instituição responsável pela aplicação das provas.
ENEM 2023: quando as provas serão aplicadas?
As provas do ENEM 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023.
No primeiro dia, os candidatos irão responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo as questões de língua estrangeira) e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ainda, eles deverão também escrever uma redação segundo a proposta do ENEM.
No segundo dia, por sua vez, os candidatos deverão responder 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e também 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Os resultados do ENEM, por sua vez, serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024.