LIGAÇÕES INDESEJADAS: Anatel aplica nova regra para telemarketing; veja o que muda

LIGAÇÕES INDESEJADAS: Anatel aplica nova regra para telemarketing; veja o que muda

De acordo com as informações oficiais da Anatel, novas regras têm o objetivo de controlar as ligações recebidas pelos cidadãos

Você costuma receber muitas ligações de telemarketing durante o dia? Independente de  qualquer coisa, muito provavelmente sua resposta vai ser sim. Milhões de brasileiros são incomodados diariamente com esse tipo de contato. Foi pensando nisso, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu tomar uma atitude.

Por meio de um documento publicado nesta terça-feira (10), a Anatel anunciou que ampliou a obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 para empresas.

Até aqui, essa obrigatoriedade era direcionada apenas para as agências de telemarketing. A partir de agora fica notificado que essa regra também valerá para qualquer organização que faça mais de 10 mil chamadas diárias, independente do motivo.

Pedidos de bloqueio

Vale lembrar que desde junho de 2022, consumidores podem solicitar às suas operadoras o bloqueio das chamadas com prefixo 0303. Isso significa que ele não precisaria mais ser incomodado com esse tipo de ligação de telemarketing.

A partir de 5 de janeiro de 2025 esses mesmos consumidores também poderão solicitar às operadoras o bloqueio das chamadas com esse prefixo, que incluiria também qualquer empresa que realize mais de 10 mil chamadas diárias.

Assim, o cidadão poderia ficar livre das ligações não apenas das empresas de telemarketing, mas de qualquer empresa de qualquer área. 

LIGAÇÕES INDESEJADAS: Anatel aplica nova regra para telemarketing; veja o que muda
Ligações indesejadas sã uma realidade para a maioria das pessoas. Imagem: Tânia Rego/ Agência Brasil

Como bloquear ligações indesejadas

Como antecipado, as novas regras indicadas pela Anatel foram publicadas nesta terça-feira 10, mas só começam a valer de fato em 5 de janeiro de 2025. Entretanto, você não precisa esperar até lá para se proteger das ligações indesejadas.

Já de agora, existem várias maneiras de tentar ao menos atenuar esse tipo de problema. Abaixo, você pode conferir alguns guias que variam a depender do seu aparelho. 

No Android

  1. Acesse o Telefone do Google (Android);
  2. Entre nas configurações;
  3. Vá em “Identificador de chamadas e spam”;
  4. Marque a opção “Ver código do autor da chamada e spam”.
  5. Volte para a página inicial do app;
  6. Vá na aba “Recentes”;
  7. Pressione e segure o registro da ligação indesejada;
  8. Toque em “Bloquear/denunciar spam”;
  9. Confirme em “Bloquear”

Em celulares Samsung

  1. Abra o app Telefone;
  2. Acesse as configurações;
  3. Entre em “Proteção ID de chamada e spam”;
  4. Ative o recurso;
  5. Acione o bloqueio de chamadas de spam e scam

Após a ativação, você poderá escolher uma das duas opções:

  • Bloquear todas as chamadas de spam e scam: todas as ligações consideradas como spam e scam serão vetadas;
  • Bloquear somente chamadas de scam de alto risco: apenas chamadas consideradas como ameaça serão bloqueadas — recomendável para não perder telefonemas importantes do banco, respostas de processos seletivos e afins.

No iOS

  1. Baixe o Whoscall e abra o app (iOS);
  2. Ative as notificações;
  3. Entre no app Ajustes do iOS;
  4. Vá em “Telefone” e entre em “Bloqueio e identificação”;
  5. Ative o Whoscall;
  6. Volte para o Whoscall;
  7. Toque em “Iniciar download” e aguarde a conclusão;
  8. Aperte no botão “Terminar”

Alerta da Anatel

A Anatel lançou um segundo comunicado sobre um problema que também estaria atingindo brasileiros de todas as regiões. Trata-se de um golpe envolvendo uma suposta multa que estaria sendo aplicada contra usuários do X, antigo Twitter.

De acordo com a Anatel, criminosos estão se aproveitando desse momento de tensão para enviar e-mails falsos que, em nome do órgão, estariam notificando usuários em relação a supostas multas por acesso indevido ao X através do VPN.

Como se sabe, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, decidiu que todas as pessoas que usarem o VPN para conseguir burlar as regras do Supremo e acessar o X em território nacional serão multadas em R$ 50 mil. 

O VPN é a abreviação em inglês para a palavra Virtual Private Network. Trata-se de um software que direciona os dados do usuário para um servidor intermediário, localizado em um outro país. 

Assim, com o uso do VPN, uma pessoa que está no Brasil poderia acessar o Twitter tranquilamente, já que o sistema indicaria que ele está situado em um outro país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?