Liderança, público e atendimento – Mercado de Massa e Mercado de Nicho
A liderança de mercado de massa e de nicho partem de princípios distintos. Bem como público e o atendimento.
Há diferenças entre o mercado de massa e o mercado de nicho. Certamente essas diferenças são informações importantes para o empreendedor entender o mercado atual.
Unidade e Totalidade
Dentro do mercado de massa o volume faz parte da forma de atuação da empresa. Assim sendo, a empresa desse mercado possui uma grande variedade de produtos, porém a sua margem de lucro não é tão alta. Uma vez que seu ganho principal está na totalidade.
Já no mercado de nicho o volume é baixo, mas a sua especialização torna o seu lucro mais alto pro peça vendida ou serviço prestado.
Líder de mercado
A liderança já está estabelecida no mercado de massa, visto que há grandes nomes solidificados no varejo. Ao passo que é custoso para outras empresas alcançar esse patamar.
Ser um entrante no mercado de nicho é vantajoso, uma vez que a no seu nicho pode haver poucas empresas, tornando a liderança uma real possibilidade. Contudo, ainda há a possibilidade que a sua empresa crie um nicho novo no mercado, já nascendo líder.
Atendimento ao cliente
É consenso o fato de que o cliente é a razão de qualquer empresa existir. No entanto, embora seja uma preocupação do varejo, as empresas de massa focam na variedade de estoque para atrair seu público.
Todavia, dentro de um empreendimento de nicho é preciso superar a expectativa do cliente. Haja vista que o relacionamento com o cliente fortalece a empresa e ainda é mais próximo do que numa empresa que atua no mercado de massa.
Público
O público de uma empresa de varejo do mercado de massa é bastante diversificado, visto a variedade de categorias de uma grande empresa do varejo.
No mercado de nicho o público é específico, uma vez que a empresa é especializada em um nicho de foco. Ao passo que o empreendedor analise a persona do seu negócio, atendendo cada vez mais a necessidade desse cliente.