Como lidar com uma pessoa inconveniente no trabalho?
Nem sempre é fácil lidar com uma pessoa inconveniente no trabalho. Tentamos manter o “clima agradável” entre os colegas, mas alguns indivíduos podem ter comportamentos imaturos que acabam atrapalhando a rotina do time.
Porém, nem tudo precisa estar perdido, não é mesmo? Existem algumas ações que podem ser colocadas em prática na hora de lidar com esse tipo de problema.
Neste conteúdo, trouxemos algumas recomendações que podem ser úteis. Acompanhe.
Como lidar com uma pessoa inconveniente no trabalho?
Apesar de existirem ações que nos ajudem a lidar com uma pessoa inconveniente no trabalho, é ideal termos consciência de que nem sempre a outra pessoa irá “colaborar” para uma boa relação.
Aceitar essa possibilidade pode reduzir o estresse de lidar com um indivíduo assim. Afinal, não temos o poder de mudar o outro, certo? Por isso, devemos sempre focar no que está no nosso controle.
No caso, as atitudes abaixo estão ao nosso alcance, mas não necessariamente trarão resultados mágicos. Ter isso em mente também é importante.
Vamos adiante!
1. Imponha limites quando necessário
Se a pessoa está invadindo o seu espaço com brincadeiras ou piadas inconvenientes, diga, francamente, que não gosta desse comportamento.
Não tenha medo de impor os seus limites. Afinal, é um direito seu, concorda?
Apenas considere fazer isso com calma, sem querer “brigar”. Seja sincero e empático.
2. Afaste-se da pessoa e mantenha um relacionamento profissional
Se você pode se afastar da pessoa no ambiente de trabalho, sem prejudicar a sua rotina de atividades ou a dela, então considere isso.
Tente manter uma relação que se reduza às conversas profissionais em reuniões, por exemplo.
Isto é, nós não somos obrigados a construir amizade com todas as pessoas que trabalham conosco. Algumas serão apenas colegas. E tudo bem.
3. Não abra a sua vida para a pessoa
Seguindo o que foi apontado logo acima, para lidar com uma pessoa inconveniente no trabalho nós devemos ter um limite entre o que é ser colega e o que é ser amigo.
Você não precisa abrir a sua vida para a pessoa. Foque no essencial a e na comunicação profissional, apenas.
4. Não dê atenção às fofocas
Não seja o tipo de colega que coloca “lenha na fogueira” quando há rodas de fofocas.
Isto é, para lidar com uma pessoa inconveniente no trabalho você deve “cortar” os comportamentos negativos.
Se a pessoa vier falando mal de alguém, pergunte se ela já tentou resolver isso com o outro, diretamente. Ou simplesmente diga que não tem interesse em saber.
5. Comunique a liderança se os comportamentos são ofensivos ou invasivos
Se os comportamentos do indivíduo começarem a ser muito ofensivos e desconfortáveis, a ponto de invadir a sua vida – seja ela profissional ou pessoal, converse com a liderança.
Você não precisa aceitar esse tipo de “abuso”, nem de colegas, nem do chefe.
Saber impor os limites e buscar a ajuda do RH em casos extremos são formas de nos protegermos e de mantermos um ambiente de trabalho mais equilibrado.