Sabemos que nem sempre é fácil lidar com o trabalho sob pressão, mas também, nem sempre podemos, simplesmente, deixar algo de lado e fingir que tudo já foi executado. Isto é, muitas vezes temos que encarar a pressão e ir adiante mesmo assim – desde que isso não prejudique a nossa saúde, claro.
Mas, o que fazer nessas situações? Como conseguir lidar com uma rotina na qual há um trabalho sob pressão que pode ocasionar uma falta de organização em alguns casos?
Neste texto, apresentamos algumas ideias que podem ser pertinentes. Saiba mais.
Como lidar com o trabalho sob pressão?
Existem algumas ações e organizações que contribuem na hora de lidar com o trabalho sob pressão. Afinal, não podemos deixar para pensar em como agir apenas quando nos sentimos pressionados, certo? Isto é, precisamos de um preparo prévio para esse tipo de situação, considerando a pressão e as adversidades que podem existir no nosso dia a dia.
Assim, as chances de construirmos uma agenda e uma rotina, que não prejudiquem a nossa saúde, são muito maiores.
Abaixo, você encontra algumas ideias que podem ser interessantes para isso. Veja:
1. Divida as tarefas em etapas
Dividir as tarefas em etapas, para desenvolver uma de cada vez, é um passo muito importante. Sendo assim, devemos evitar aquele comportamento de tentar abraçar “mil coisas” ao mesmo tempo, sabendo reduzir cada tarefa em etapas menores.
Ao ter uma visão mais clara de cada etapa, podemos ir dando um passo de cada vez, mesmo que tenhamos que, até certo ponto, dar “passos acelerados”.
O ideal, nesse sentido, é ter um passo a passo a ser seguido, para não sentir que há muita coisa para ser feita de uma vez só.
2. Saiba a quem recorrer quando necessário
Para lidar com o trabalho sob pressão nós precisamos estar preparados para os contratempos que podem surgir. Isto é, devemos ter a quem recorrer caso alguma coisa aconteça e atrapalhe os nossos planos.
Isso pode estar associado à possibilidade de delegar uma tarefa, por exemplo, ou ao ato de pedir suporte de um par para terminar determinada atividade – mas sem sobrecarregar o outro, é claro.
3. Estipule prazos reais e concretos
Quando estiver passando o prazo das suas entregas ou aceitando novas demandas do seu chefe, fique atento às datas limites para finalizar cada atividade.
Nada de querer inventar prazos que esgotem a sua saúde física e mental, ok? Conseguir lidar com o trabalho sob pressão é conseguir manejar bem o que deve ser feito, sem querer dar passos maiores do que as pernas.
4. Foque no aqui e agora
Quando estiver executando alguma tarefa e perceber que precisa lidar com o trabalho sob pressão, considere focar no aqui e agora.
Às vezes, podemos nos sentir muito pressionados porque tentamos pensar em todas as etapas que temos pela frente, ao invés de olharmos para o que deve ser feito, dentro de cada etapa de nossas tarefas.
Por isso, quando se der conta de que é isso que você está fazendo, tente focar no aqui e agora, contribuindo para uma menor carga mental.
Cuide-se!