Devido à pandemia, as autorizações para que os automóveis possam circular por todo o país agora são realizadas digitalmente. Para isso, é necessária a emissão do CRLV (Certificado de Matrícula e Licença), ou licenciamento digital. Confira mais detalhes na matéria do Notícias Concursos desta sexta-feira (12).
Um pouco mais sobre o licenciamento digital
Pelas regras, o licenciamento é válido por um ano, sendo que seu prazo de validade está sujeito ao calendário de autorizações estabelecido pelos estados federais. Ao término do prazo, o licenciamento digital expirará. Assim, além do confisco do veículo, aplica-se uma multa gravíssima (com sete pontos aplicados na carteira) no valor de R$ 293,47.
As taxas podem ser pagas de três maneiras, sendo:
- Através da Internet;
- Agências bancárias credenciadas;
- Caixas eletrônicos.
A taxa de licenciamento é geralmente paga junto das parcelas referentes ao IPVA. Assim, se o motorista precisar de um outro boleto, deve acessar o endereço eletrônico do Detran em seu estado.
Como acessar seu CRLV digital?
Os cidadãos devem:
- Pesquise o aplicativo CRLV Digital em sua loja de apps do celular e instale-o;
- Preencha todo o conteúdo exigido no cadastro do usuário no app;
- Após efetuar o cadastro, use o link enviado para seu e-mail de cadastro para ativar a conta;
- Para obter uma CNH digital, é preciso utilizar um certificado digital para verificar seu cadastro no portal de atendimento do Denatran ou comparecer no Detran pessoalmente na sua jurisdição;
- Adicionando arquivos do CRLV Digital, sem necessidade de verificação e cadastro, basta informar a numeração do Renavan e o antigo DUT ou código da segurança CRV;
- Ademais, deve-se criar a “Chave de Acesso”, contendo 4 dígitos;
- Agora, basta adicionar a versão do documento digital (CNH Digital e / ou CRLV Digital).
Viu só como é fácil atualizar o licenciamento digital? Fique atento, pois, em pouco tempo, é hora de efetuar os devidos pagamentos e ter as documentações em dia novamente.