Na última terça-feira (20), foi anunciada pela empresa Meta a chegada do Meta Verified ao Brasil. O serviço ainda está em fase de teste que concede o selo de autenticidade no Facebook e Instagram a criadores de conteúdo mediante uma taxa mensal de R$ 55.
O Meta Verified já estava presente em nações como EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Índia. A companhia de Mark Zuckerberg não é pioneira nessa modalidade de verificação remunerada. Desde o início do ano, o Twitter, pertencente ao bilionário Elon Musk, disponibiliza esse tipo de serviço. Agora, é a vez do Instagram.
O que o selo de verificado do Instagram proporcionará
- Um distintivo azul de autenticação;
- Proteção adicional contra atividades fraudulentas e monitoramento proativo de perfis falsos;
- Suporte em português para auxiliar criadores de conteúdo.
De acordo com a Meta, “as contas do Instagram e do Facebook que já possuíam verificação anteriormente não sofrerão alterações“. Além disso, a empresa afirmou que tem como objetivo a criação de uma opção de assinatura a longo prazo para todos, incluindo criadores, empresas e a comunidade em geral.
Mark Zuckerberg já havia mencionado anteriormente que planejava lançar diversos produtos novos para “potencializar a produtividade e criatividade dos criadores“. Então, ao mesmo tempo, destacava os custos relacionados ao suporte tecnológico a uma grande base de usuários. No ano passado, outras plataformas de mídia social, como o Snapchat, da Snap, e o aplicativo de mensagens Telegram, lançaram serviços de assinatura paga como uma nova fonte de receita.
Como ter selo de verificado
No mês de junho de 2023, foi gradualmente lançada a opção de assinatura do Meta Verified aqui no Brasil. Assim, permitia inicialmente apenas que perfis individuais adquirissem o selo azul, enquanto as contas empresariais não se qualificam. A mensalidade para essa assinatura é de R$ 55.
Para verificar a disponibilidade da assinatura na conta, é necessário acessar seu perfil pelo aplicativo. Dessa forma, é só localizar o botão de “Assinar” bem na área superior da tela.
Também é possível verificar a disponibilidade e assinar o Meta Verified por meio da Central de Contas, seguindo os passos abaixo:
Acesse o aplicativo do Instagram em seu dispositivo móvel;
- Toque na foto a fim de acessar o perfil;
- Toque no botão do menu na área superior direita;
- Selecione Configurações – Mais da Central de Contas;
- Procure por “Meta Verified” (caso esteja disponível);
- Escolha o perfil em que deseja assinar;
- Analise os benefícios, clicando em “Assinar”;
- Selecione o método de pagamento, confirmando em “Assinar”.
Após solicitar a assinatura, será necessário confirmar a identidade. Caso não envie o documento solicitado dentro de 72 horas, o pedido de assinatura será cancelado.
Como confirmar a identidade no Instagram
Quando você solicita a assinatura do Meta Verified, é necessário confirmar sua identidade apresentando o documento oficial. Esse procedimento pode levar até 48 horas para a plataforma processar.
- Após efetuar o pagamento, clique no ícone “Confirmar sua identidade”;
- Atualize o endereço, clicando em “Avançar”;
- Escolha o documento para verificação;
- Clique em “capturar foto” para registrar a frente do documento;
- Repita o processo para capturar o verso do documento;
- Verifique se estão nítidas, clicando em “Enviar”.
Após verificar o perfil, não será possível alterar nome do usuário, nome de perfil, data do nascimento ou mesmo a foto do perfil. Caso deseje fazer alguma alteração, será necessário passar pelo processo da verificação do Meta Verified outra vez.
Requisitos da assinatura Meta Verified
Para adquirir a assinatura de autenticado do Instagram, é necessário atender aos requisitos mínimos:
- Ter uma idade mínima de 18 anos;
- Possuir um perfil privado ou público vinculado ao nome completo;
- Ter uma foto do perfil que apresente seu rosto;
- Ter a autenticação em dois fatores ativada (que se ativa após pagar);
- Possuir um documento de identificação oficial emitido pelo governo que corresponda ao nome e à foto do seu perfil;
- Ter um histórico com publicações anteriores.
Ademais, os selos de autenticação no Instagram requeriam que a conta fosse “autêntica, única, completa e notável“. Essas características atendiam a figuras públicas, influenciadores, marcas ou celebridades.
Mas, com o Meta Verified, o selinho azul passa a ser um comprovante de autenticidade da conta, significando que a plataforma já confirmou a identidade do perfil. Então, além de exibir do selo de verificação, a assinatura do Meta Verified oferece benefícios adicionais, tais como:
- Maior proteção da conta por meio de monitoramento proativo;
- Suporte técnico mais rápido;
- Figurinhas exclusivas.
Vale ressaltar que a verificação da conta no Instagram não implica automaticamente na verificação da conta no Facebook. Para isso, é necessário solicitar o selo de verificação também no Facebook.