Planejamento de comunicação empresarial
Para fazer um planejamento de comunicação empresarial é necessário primeiramente considerar objetivos da sua empresa.
Todavia, pode considerar alguns pilares importantes no que diz respeito à comunicação empresarial.
Público-alvo
- O quanto o seu público-alvo de identifica com a sua empresa?
Respostas do cliente
- Quais as respostas você deseja obter do seu cliente, quanto as seguintes variações:
- Comportamental, cognitiva e afetiva.
- Seria algo como saber o que o levou a comprar, o conhecimento sobre a sua marca e o quanto ele prefere a sua empresa.
Custo total
- Qual o custo de investir nessa comunicação e o quanto a empresa espera receber de retorno desse cliente.
Comunicação
- Como será feita essa comunicação?
Após mensurar os dados, deve analisar o que será feito dentro da comunicação da sua empresa.
- Investirá em ações de marketing?
- Técnicas de vendas?
- Propagandas patrocinadas?
Canais de comunicação
- Após essas análises e a definição da ação, investirá em quais canais de comunicação?
- Mídias sociais?
- Campanhas de vendas?
Atualmente, as empresas fazem esse planejamento para direcionar ações ao Marketing Digital.
Particularidades da empresa
Esses são levantamentos iniciais dentro de uma estratégia empresarial. Sendo apenas uma base para que possa direcionar as ações dentro da empresa.
Entretanto, quando for realizar de fato esse planejamento dentro de sua empresa, é importante considerar as particularidades da sua empresa, assim como o seu ramo de negócio.
Ações de Marketing
Ainda pode ser interessante se fizer o planejamento de comunicação empresarial juntamente com o profissional de marketing da empresa.
Caso a sua empresa não possua uma área de marketing, poderá analisar esse planejamento com o profissional de uma empresa que presta esse tipo de serviço.