Leitura: Como incentivar o hábito em seus filhos

Que a leitura é um bom hábito todo mundo já sabe, não é mesmo? Ler um pouco por dia e transformar essa atividade em parte da rotina são ações que trazem inúmeros benefícios, sobretudo quando iniciada desde a infância.

Para isso, contudo, os pais e responsáveis devem se atentar a algumas maneiras de estimular a leitura nas crianças.

Trouxemos uma reflexão sobre o assunto, o que acha de conhecer?

Desenvolva uma atmosfera de leitura

Algumas pessoas argumentariam que lê-lo é a chave para o sucesso na vida. Certamente, argumentaríamos que a leitura mínima é a chave para o sucesso no aprendizado. As crianças que desenvolvem o amor pelos livros, desenvolvem o amor pela aprendizagem. Crianças que lutam para ler, lutam para aprender.

Ler não apenas ajuda as crianças a desenvolver um vocabulário muito mais rico, mas também ajuda seu cérebro a aprender como processar conceitos e comunicação formal. E as habilidades adquiridas com a leitura vão muito além do melhor desempenho nas aulas de artes linguísticas.

Os estudantes que leem bem experimentam uma capacidade aprimorada de aprender em todas as disciplinas – incluindo disciplinas técnicas, como matemática e ciências.

Ambiente favorável

Ajude seu filho a desenvolver as habilidades e o amor pela leitura, enchendo seu mundo de livros, gibis e demais materiais para que ele se envolva. Além disso, leia para seu filho com frequência.

Peça a seu filho que leia em voz alta. Crie um momento de leitura em família onde todos se concentrem na leitura por 20 minutos por dia. Por meio do seu próprio exemplo de leitura e preenchendo sua sala de aula e / ou casa com materiais de leitura (romances, pôsteres, jornais, revistas, etc.), você criará uma atmosfera de leitura que demonstrará ao seu filho (ou alunos) como leitura importante é.

A chave para desenvolver bons leitores é tornar essa atividade mais divertida – e não frustrante.

Se uma criança decidir que ler é chato ou frustrante, ela não vai querer ler e sua capacidade de aprender será reduzida. Deixe que as crianças escolham seus próprios livros para ler, ajude-as a ler e crie atividades para elas que tornem esse momento lúdico.

E então, como está esse hábito em sua casa? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – 4 livros de Monteiro Lobato para incentivar a leitura infantil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.