Leis de Newton: Entenda cada princípio e se dê bem no ENEM

Esse é um dos conteúdos mais cobrados na prova de física do ENEM e de vestibulares

Leis de Newton. Está aí um dos assuntos mais cobrados no ENEM, mais precisamente na parte de física, claro.

Criadas por Isaac Newton, físico, astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua contribuição nas áreas de matemática e física é a mais célebre.

Em 1687, publicou uma obra chamada Princípios Matemáticos da Filosofia Natural. Foi nesse livro que o mundo pode conhecer as famosas Leis de Newton, consideradas a base da mecânica clássica.

Vamos explicar de forma simples o conceito de cada uma para contribuir com os seus estudos de física para o ENEM ou vestibular.

Primeira Lei de Newton – Princípio da inércia

O princípio diz: “Todo corpo que está em movimento ou repouso tende a permanecer nesse estado, a menos que forças externas sejam aplicadas sobre ele”.

Ou seja, um objeto que está se movimentando só irá mudar seu comportando se for aplicada alguma força nele. Por exemplo um balanço parado começa a balançar se alguém o empurra. Se ninguém fizer isso, ele continua parado, inerte.

O momento se conserva caso não haja forças.

Matematicamente esse princípio é representado pela força resultante, que é a soma de toda as forças presentes no determinado corpo.

Segunda Lei de Newton (princípio fundamental da dinâmica)

O princípio diz: “A força resultante aplicada em um corpo pode ser descrita como o produto entre a massa e a aceleração daquele corpo”.

Pode-se dizer que a segunda Lei de Newton vem após a aplicação de força sobre o objeto, o que não ocorre na Primeira, como vimos anteriormente. Nesta, há uma variação do momento.

Na fórmula deve ser aplicada a força igual a massa vezes a aceleração.

A unidade de medida que utiliza-se para medir a força é ‘newton’ (N). Para medir a massa é preciso usar ‘quilograma’ (Kg). E para medir a aceleração deve-se usar ‘metro por segundo’ (m/s²).

Terceira Lei de Newton (princípio da ação e reação)

O princípio diz: “Para toda força de ação existe uma força de reação de mesma direção e módulo, mas sentido oposto”.

Nessa Lei, pode-se entender o que ocorre quando a ação, por exemplo: você chutar uma pedra; causa uma reação: esse chute provocar em você alguma sensação, como dor, por exemplo.

São duas forças, em sentido oposto, mas com a mesma intensidade.

Levando nosso exemplo adiante: A força que você, de fato, aplicou na pedra, foi a mesma que a pedra aplicou em seu pé ao chutá-la.

Lembrando que todas as três leis de Newton foram criadas a partir de um mesmo princípio. Elas foram essenciais para desenvolver muitas áreas do conhecimento, portanto, são justificadamente bastante cobradas em qualquer vestibular.

Estudando-as na prática você verá que não é nenhum bicho de 7 cabeças. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.