O Just in Time é um sistema utilizado para administrar produções, por meio dele os materiais são produzidos ou adquiridos conforme a demanda
Esse método ficou largamente conhecido e utilizado no século XX e mudou a maneira industrial de produção, devido a diversos fatores.
Quer saber tudo sobre Just in Time, suas características, quais as vantagens e desvantagens. Acompanhe o artigo e prepare-se para os concursos públicos.
O que é o Just in Time?
O Just in Time surgiu no Japão na década de 1950, sendo a Toyota a principal responsável pelo seu desenvolvimento.
Os japoneses procuravam implementar um sistema de gestão que coordenasse a produção alinhada com a demanda específica de diferentes modelos de carros, visando acabar com atrasos.
Desse modo, a Toyota entendeu que só teria sucesso caso cada funcionário da empresa se comprometesse totalmente ao processo.
Além disso, as plantas e processos deveriam estar alinhados visando o máximo da produção, qualidade e eficiência. Isto é, os processos deviam atender exatamente às demandas existentes.
Principais características
A produção sob demanda começou a ser utilizada nos quatro cantos do mundo. Em alguns anos os japoneses já competiam com as grandes empresas automobilísticas.
Ou seja, trata-se de um modelo de sucesso e altamente eficiente. Desse modo, os especialistas consideram o Just in Time um conceito que vai além da gestão de produção apenas.
Engloba diversos fatores como a gestão dos materiais, qualidade, organização, entrega e zero atrasos.
Por fim, o Just in Time tornou-se um método de sucesso e que possui uma enorme influência da cultura japonesa. Além disso, muitos japoneses influenciados pela cultura da produção no país, permanecem na mesma empresa durante toda a carreira.
Vantagens
O Just in Time possui uma gama de vantagens e dentre as principais podemos destacar:
- Redução de custos dos equipamentos, materiais e mão-de-obra, uma vez que a produção funciona sob demanda
- Acuracidade do planejamento para produção visando a melhoria do processo e redução de desperdícios
- O método zero os defeitos produtivos, visando a máxima qualidade do produto, instigando os funcionários a procurarem e excluir qualquer causa dos problemas e solucioná-lo o mais rápido possível
- Como a produção trabalha sobre demanda, é possível produzir diversos produtos
No entanto, o método necessita de uma demanda estável a curto prazo para equilibrar os recursos e materiais. Por isso, planejamento para conseguir controlar os recursos e trabalhar com a quantidade correta é fundamental.
Por fim, em síntese o Just in Time engloba quatro pilares administrativos importantes, são eles:
- Produtividade
- Gestão de materiais
- Gestão de qualidade
- Recursos humanos
E então, gostou de saber um pouco mais sobre Just in Time?
Não deixe de ler também – Geografia: Saiba mais sobre Toyotismo e sua influência para a globalização.