Investir em jogos que estimulam o cérebro é uma forma de desenvolver o raciocínio, o pensamento lógico, a memória, a concentração e o foco. Além disso, é uma excelente forma de reunir a família e se divertir com diversas brincadeiras diferentes.
No decorrer deste texto, descrevemos alguns jogos que podem ser postos em prática durante o fim de semana com os familiares. Vamos lá!
Ideias de jogos que estimulam o cérebro
Os jogos que estimulam o cérebro são diversos e podem ser encontrados para diversas idades. Inclusive, é interessante que os pais sempre leiam a embalagem do jogo, para oferecer atividades que estejam alinhadas à idade das crianças, caso os pequenos venham a participar das noites de jogos. Assim, as chances de haver mais entretenimento para todos são ainda maiores.
A seguir, descrevemos alguns jogos clássicos:
1. Jogo da memória
O jogo da memória, como o nome dá a entender, pode promover uma melhora na memorização, já que estimula a capacidade de o cérebro focar nos detalhes e recordar com base nisso. Portanto, pode ser uma atividade para o fim de semana em família.
2. Jogo dos 7 erros
O jogo do 7 erros, muito antigo e conhecido, é super simples de jogar, mas exige um olhar crítico e atento dos jogadores. É possível encontrar uma infinidade de opções na internet, podendo imprimir e fazer competições entre os familiares, para ver quem encontra os erros primeiro. Além disso, é possível apostar em desenhos mais simples, e opções mais complexas, evoluindo a dificuldade da competição, à medida que os “finalistas” vão avançando.
3. Quebra-cabeça
O quebra-cabeça pode promover uma série de benefícios, por isso é um dos jogos que estimulam o cérebro que não poderia ficar de fora da nossa lista.
Existe uma infinidade de jogos de quebra-cabeça, desde com menos peças, até com opções de 10 mil peças!
Esse tipo de jogo estimula a concentração, o foco, a paciência, a perseverança, a inteligência espacial, a atenção aos detalhes, e assim por diante. Portanto, é uma atividade que pode ser desenvolvida com toda a família.
Inclusive, transformar o quebra-cabeça em um quadro decorativo, mais tarde, pode ser algo interessante para a família, fazendo com que cada membro tenha um quadro montado em seu quarto, para decorar e relembrar os momentos com os familiares. 🙂
4. Jogos diversos de tabuleiro
Os jogos com tabuleiro também podem ser usados como estímulos para o cérebro. São diversos jogos diferentes que você pode investir, desde os mais simples, até os mais complexos – e que podem durar horas.
Escolha opções que estejam alinhadas à faixa etária dos jogadores. Lembre-se de cultivar uma competitividade saudável, sem toxicidade nesses momentos, especialmente em casos nos quais as crianças também jogam, ok?
5. Sudoku
Por fim, o famoso Sudoku não poderia ficar de fora da nossa lista de jogos que estimulam o cérebro. Inclusive, você pode jogá-lo impresso, como também pode baixar aplicativos para isso.
No entanto, nossa sugestão é imprimir, pois isso ajuda a desconectar das telas e pode criar um momento longe da internet e das intermináveis notificações – perfeito para reduzir o estresse.