A campanha Janeiro Branco surgiu no ano de 2014, sendo criada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão.
Trata-se de uma campanha que tem como objetivo principal trazer à tona a importância de refletirmos e levarmos em consideração a saúde mental.
Para saber mais sobre este importante movimento, acompanhe o texto de hoje.
Como e por que surgiu a campanha Janeiro Branco?
Como foi mencionado acima, a campanha Janeiro Branco foi desenvolvida com o intuito de chamar a atenção para os cuidados com a saúde mental.
Assim, busca-se trazer uma desmistificação de conteúdos importantes sobre os cuidados com as emoções e com a mente, além de quebrar tabus e preconceitos sobre o assunto.
O surgimento se deu no ano de 2014, quando o psicólogo fundador percebeu que muitas campanhas de saúde já aconteciam no mundo, exceto alguma voltada exclusivamente para a saúde mental.
Com isso, viu a necessidade de iniciar uma trajetória neste sentido, abrindo espaço para que a psicologia fosse disseminada para mais pessoas, promovendo benefícios para todos.
Por que a cor branca e o mês de janeiro?
A cor branca nada mais é do que a junção de todas as cores que conhecemos. Além disso, ela simboliza algo novo, uma página em branco pronta para ser escrita e desenhada.
Por conta dessa simbologia, o janeiro branco recebeu justamente essa cor. Trata-se de um momento em que as pessoas podem abrir uma nova página em suas vidas, prontas para pensar em suas metas e objetivos de uma nova maneira.
Sendo assim, a mesma concepção cabe para a escolha do mês de fato. Janeiro é o início do ano, e é um momento no qual milhões de pessoas passam a refletir sobre a vida e os sonhos.
Por isso, unir a cor de uma nova página com um novo ano que se inicia é uma ótima forma de trazer à tona os cuidados com a saúde mental e emocional.
Dicas para iniciar o ano cuidando da saúde mental
Agora que você já compreendeu os principais pontos da campanha Janeiro Branco, veja algumas dicas que podem lhe auxiliar para que o ano de 2021 seja mais positivo e com mais foco em sua saúde mental:
- Tenha metas claras, mensuráveis e realizáveis: Ter metas é importante e muito motivador. Entretanto, cuidado com as suas escolhas! Às vezes algumas escolhas muito acima da nossa média podem gerar ansiedade ao invés de motivação. Por isso, respeite os seus limites e crie algo dentro do possível para o seu momento de vida.
- Saiba administrar o seu tempo: Saiba cuidar do seu tempo e valorize momentos com a família e de lazer. São eles que nos dão combustível para dias mais difíceis.
- Lembre-se que você é importante: Nunca se esqueça do quanto você é importante. Não importa se determinada situação não aconteceu como deveria, você tem o seu valor e deve sempre lembrar disso.
- Comemore os pequenos passos dados – e não desista: Saiba comemorar os pequenos passos que são dados em direção às suas metas e sonhos. E lembre-se: nunca desista do que você realmente quer.
- Cuide da sua saúde física e mental: Procure cuidar da sua saúde física (dormindo bem, alimentando-se adequadamente e exercitando-se) e mental (consumindo conteúdos de qualidade, descansando a mente, meditando e fazendo psicoterapia).
Viu só como a campanha Janeiro Branco é importante? Agora compartilhe este conteúdo com alguém que você ama e dissemine informações sobre este importante assunto!