O Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) divulgou o termo de adesão ao primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2023. De acordo com o documento, ao todo, serão ofertadas 60 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo do ano.
Ainda conforme o termo, as oportunidades são para ingresso os curso de Pedagogia (matutino, vespertino e noturno) ministrados no Rio de Janeiro.
Do total das vagas ofertadas, 31 são para a seleção em ampla concorrência, ou seja, para o público geral. Outras 29 vagas estão reservadas para o cumprimento das ações afirmativas do ISERJ.
As ações afirmativas contemplam candidatos com deficiência ou filhos de policiais militares, bombeiros militares, inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço; candidatos negros ou indígenas; e candidatos que tenham cursado na rede pública os últimos quatro anos do ensino fundamental e todo o ensino médio. Todas as categorias exigem comprovação de carência socioeconômica.
O Ministério da Educação (MEC) já divulgou o edital da 1ª edição do SiSU 2023. De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas no período de 16 a dia 24 de fevereiro, exclusivamente através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A chamada única do SiSU 2023/1 será divulgada no dia 28 de fevereiro. A partir dessa data, os candidatos não convocados poderão manifestar interesse na lista de espera.
Somente poderão se inscrever nesta edição do SiSU os estudantes que participaram da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Enem 2022. Os estudantes que zeraram a nota da prova de redação e que fizeram o exame na condição de “treineiros” não poderão participar do SiSU. A divulgação do desempenho dos participantes do Enem 2022 está prevista para 13 de fevereiro.
Acesse o edital do SiSU 2023/1 para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UESB inicia aplicação das provas do Vestibular 2023 neste domingo (5); saiba mais.