IRPF: Valores do Auxílio Emergencial devem ser incluídos na declaração? - Notícias Concursos

IRPF: Valores do Auxílio Emergencial devem ser incluídos na declaração?

A Receita Federal já abriu o prazo para que os contribuintes façam a declaração do Imposto de Renda. Diante disso, muitos estão em dúvidas sobre a necessidade de incluir os valores recebidos do Auxílio Emergencial no documento.

A Receita Federal já abriu o prazo para que os contribuintes façam a declaração do Imposto de Renda. Diante disso, muitos estão em dúvidas sobre a necessidade de incluir os valores recebidos do Auxílio Emergencial no documento.

Será preciso apresentar esse dinheiro na Declaração de Imposto de Renda de 2022 apenas se a soma dos rendimentos tiver ultrapassado R$ 2.196,90 por mês, incluindo o décimo terceiro.

Veja também: PIS/Pasep: Quem trabalhou em 2021 vai receber este ano?

Neste sentido, quem não alcançou esse limite de valor não precisará declarar. Em 2022, todos aqueles que tiveram rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2021 precisarão fazer a declaração. O prazo foi iniciado na última segunda-feira (7) e seguirá até o dia 29 de abril de 2022.

Como fazer a declaração do IRRF?

O contribuinte pode entregar a declaração à Receita Federal de três formas, sendo elas:

  • Por meio do computador, no PGD IRPF 2022, disponível no site da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB);
  • Por meio de dispositivos móveis, mediante acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”;
  • Por meio do computador, mediante acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) que pode ser acessado através deste endereço: eCAC – Centro Virtual de Atendimento (fazenda.gov.br).

Como fazer a declaração do auxílio emergencial no IR?

Para os cidadãos que devem apresentar os rendimentos do Auxílio Emergencial na Declaração do Imposto de Renda, inicialmente será necessário obter o comprovante de rendimentos do benefício, no site do programa.

Com o documento em mãos, o contribuinte poderá saber exatamente quanto ganhou ao longo do ano passado. Na prática, ao acessar o programa ou o aplicativo do IR 2022, será preciso procurar a ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas”

É por meio dela que a declaração do Auxílio Emergencial 2021 deverá ser feita. No documento, o contribuinte deverá indicar o CNPJ 05.526.783/0003-27 como fonte pagadora. Na sequência, basta preencher os demais espaços de acordo com o comprovante de rendimentos.

Devolução do benefício não será mais por DARF

No caso dos contribuintes que deverão devolver os valores do Auxílio Emergencial, após a verificação realizada pela Receita Federal, os repasses não devem ser mais realizados pelo programa do Imposto de Renda.

Até 2021, a devolução dos valores exacerbados podia ser feita por meio de DARF emitido diretamente pelo programa ou aplicativo do imposto de renda, mas agora a regra foi alterada.

O Ministério da Cidadania criou um site específico para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para devolução dos valores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?