O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos tributos mais conhecidos pelos brasileiros, em especial pelos danos de automóveis. Atualmente, muitos estão preocupados o imposto no próximo ano, visto que há previsão de aumento nos valores.
A princípio, de acordo com especialistas, a previsão é de que o IPVA sofrerá um aumento em suas taxas no ano que vem. Dessa forma, os cidadãos que são obrigados a pagarem o tributo podem ser surpreendidos com uma elevação nos valores do IPVA em 2023.
É válido salientar que, até o momento, o calendário com os novos valores não foi divulgado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. Todavia, a previsão é que os valores sejam reajustados em janeiro do próximo ano.
O aumento do imposto tem relação com o fechamento temporário das montadoras no país, também por conta da pandemia. O intervalo fez com que houvesse uma menor oferta de veículos atuais.
A saber, a elevação do imposto se refere ao aumento mensal do valor da Tabela FIPE para veículos usados. Embora a estabilização seja uma previsão, devido ao alto preço acumulado até o mês de setembro, o IPVA de 2023 para veículos usados pode sofrer o impacto.
Isso porque, a expectativa era que esses veículos fossem desvalorizados com relação aos veículos atuais. Entretanto, devido a pandemia da Covid-19, ocorreu o contrário dessa expectativa. Os valores dos automóveis usados aumentaram nos últimos dois anos.
Além do IPVA, terá um aumento expressivo na cobrança do segurado está relacionado ao índice de criminalidade e a alta nos preços dos componentes de automóveis.
Todavia, a correção será ainda maior em estados como São Paulo. Na região, o seguro pode custar até 8,5% do valor do carro. Já as cidades de Belém (PA) e Curitiba (PR), os valores médios dos seguros são os menores.
Lembrando que o perfil do proprietário do veículo também é levado em consideração no cálculo. Em 2021, o seguro de um modelo HB20 para um condutor do sexo masculino ultrapassava os R$ 2 mil, já para o sexo feminino a cobrança era de cerca de R$ 1,4 mil.
Mesmo que o IPVA seja obrigatório, também pode ser isentado em algumas situações. Portanto, confira a LISTA de veículos que receberão ISENÇÃO do IPVA 2023.
É importante salientar que, dentre os fatores que isentam o IPVA, está o ano em que o veículo foi fabricado. De acordo com as informações, estão liberados de pagar o imposto veículos fabricados de 10 a 30 anos atrás. No entanto, é importante frisar que as condições são estipuladas de acordo com cada Detran.
Veja a isenção do IPVA segundo o ano de fabricação do veículo:
Vale ressaltar que nos estados de Minas Gerais e Pernambuco, a redução do IPVA é progressiva. Ou seja, quanto mais velho o carro, menos impostos você paga.