Uma das maiores preocupações que surgem no início do ano é o pagamento do IPTU, afinal qual é a melhor opção, pagar à vista ou parcelar?
Este imposto é pago por pessoas físicas e jurídicas que sejam proprietárias de uma ou mais habitações, que podem ser uma casa, um apartamento, um espaço comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em área habitacional.
São diversas as formas de pagamento, seja via boletos, plataformas vinculadas a conta digital, direto no site do governo, etc.
No entanto, uma das dúvidas mais frequentes que surgem a cada ano é: quais são as vantagens de pagar IPTU parcelado?
Se você também tem dúvidas sobre esse assunto, não pode deixar de conferir nossa matéria até o final, pois hoje mostraremos todas as vantagens de pagar IPTU parcelado.
Veja as vantagens de pagar IPTU parcelado
Não é fácil encarar todas as contas que surgem no início do ano, são materiais escolares, cartão de crédito, IPVA, entre muitas outras despesas, que fica difícil conseguir pagar o IPTU à vista.
Pensando nisso, mostraremos todas as vantagens de pagar IPTU parcelado para dar uma ajuda extra na hora de colocar as contas em dia.
A principal vantagem para quem optará pelo parcelamento do IPTU é não sobrecarregar o saldo disponível, afinal, essa conta extra que aparece no início do ano costuma pegar muita gente de surpresa.
Por ser uma conta anual, muitas pessoas acabam esquecendo dela e quando chega o momento do pagamento não tem a quantia total para quitá-la à vista.
Dessa forma, ao optar pelo pagamento parcelado o contribuinte não irá se sobrecarregar com a dívida e nem ficará em débito com o município.
Dicas para pagar IPTU parcelado
Antes de realizar o pagamento do IPTU é fundamental entender a melhor forma de aproveitar os descontos e evitar futuras dívidas. Pois o início do ano pode trazer despesas que não estavam previstas.
Boa parte dos contribuintes escolhe o pagamento parcelado do IPTU, pois as datas de pagamento podem ser combinadas com outros tributos. Tornando o parcelamento uma das principais formas de quitação de dívidas.
Afinal, é fundamental ter em mente os compromissos futuros, isso porque muitas pessoas tendem a se deixar levar por um desconto e esquecer que têm outras contas que precisam ser pagas naquele mês ou em um futuro próximo.
Por isso, não adianta pagar à vista, ganhar desconto em uma compra e depois não ter dinheiro para quitar as outras.
Saiba como pagar IPTU parcelado
O pagamento parcelado do IPTU pode ser feito de diversas formas, cabendo ao proprietário do imóvel escolher aquela que melhor se adapta às suas condições financeiras e rotineiras.
Vale lembrar que antes de escolher esta opção você deve ter acesso ao portal oficial divulgado pela Secretaria da Fazenda do seu município.
Ao escolher o método de pagamento a opção de boleto estará disponível. Com isso, o carnê pode ser produzido, mas o número de parcelas e o valor mínimo podem variar conforme as regras de cada cidade.
O boleto deverá ser pago pessoalmente em uma das agências dos bancos conveniados ou lotérica.
Porém, para quem deseja maior praticidade, a opção de parcelamento no cartão de crédito garante a comodidade de não precisar sair de casa para finalizar o pagamento. Pois isso acontecerá automaticamente no vencimento do cartão.
Como pagar IPTU pelo cartão de crédito
Ao escolher a opção de pagamento parcelado do IPTU pelo cartão de crédito, o contribuinte deve seguir a mesma forma para a atribuição no boleto.
O primeiro passo é acessar a plataforma oficial da Secretaria da Fazenda de seu município. O crédito estará disponível assim que você escolher a forma de pagamento.
No entanto, as condições dessa opção de pagamento, assim como o número máximo de parcelas, que a Secretaria da Fazenda de cada município estabelece.
Vale ressaltar que os municípios estão gradativamente introduzindo o uso do cartão de crédito para o parcelamento do IPTU. Por isso se informe bem antes de fazer o uso dessa opção.
Por fim, agora que você já conhece todas as vantagens de pagar IPTU parcelado, é só analisar atentamente se essa é a melhor escolha para você e procurar a prefeitura do seu município para fazer a negociação!