Iprev DF terá concurso no próximo ano

A previsão é de serão 12 editais publicados no Distrito Federal.

Segundo informou a Agência Brasília, na sexta-feira de 28 de outubro, as provas do novo concurso Iprev DF deverão ocorrer no decorrer do próximo ano.

Assim, como indicam informações do Distrito Federal, haverá a publicação de 12 editais em 2023, sendo que 11 órgãos terão suas etapas seletivas no próximo ano. 

Nesse sentido, o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev DF) deverá publicar o edital oficial do certame ainda durante este ano. 

Ademais, é importante reiterar que o certame teve sua autorização em março deste ano.

Em setembro, o Instituto Quadrix informou que estava entre as bancas examinadoras mais cotadas para organizar o novo concurso da entidade. Na época, então, a Secretaria de Economia do Distrito Federal trabalhava para formalizar a contratação da empresa. 

A expectativa é de que o concurso tenha a oferta de 85 vagas para o cargo de analista previdenciário. Deste número, 65 serão para ingresso imediato e outras 20 para a formação de cadastro de reserva.

O Iprev DF foi criado no ano de 2008 e ainda não contou com um concurso público para compor seu quadro de funcionários. Portanto, conta com servidores comissionados e também alguns cedidos por outros órgãos.

LDO de 2023 estabelece oferta de vagas

Durante o mês de agosto, ocorreu a sanção e publicação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Distrito Federal. Assim, a norma conta com metas e obrigações do governo no decorrer do próximo, incluindo a oferta de novos concursos. 

De acordo com o documento, portanto, existe a previsão para a realização e nomeação dos candidatos aprovados no novo concurso do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev DF).

No entanto, a norma estabelece a oferta de 65 vagas, ou seja, número de vagas que se destina ao ingresso imediato. Além disso, é importante relembrar que outras 20 vagas serão para a formação do cadastro de reserva.

Veja também: Quando o Concurso Ibram DF aplicará as provas?

Isso significa que, durante a validade do concurso, o órgão poderá convocar os aprovados, de acordo com suas necessidades.

Diretora falou sobre o cadastro de reserva

Apesar de não estar presente na LDO 2023, tudo indica que a formação do cadastro de reserva para a Iprev DF realmente deverá ocorrer.

Isto é, conforme detalhou a atual diretora da Diretoria da Previdência, Ledamar de Souza, em março deste ano.

“O cadastro reserva tem como finalidade ter aprovados além do número de cargos disponíveis, pois à medida que um aprovado se desliga, possa se convocar o subsequente da lista”, detalhou a diretora. 

Quais serão os cargos para o Iprev DF?

Com autorização do governo do Distrito Federal em março deste ano, o novo concurso do Iprev DF contará com a oferta de 85 vagas para o posto de analista previdenciário em diferentes especialidades:

  • Previdenciário; 
  • Investimentos; 
  • Atuária.

Dessa forma, a fim de concorrer ao cargo de especialista em previdenciário haverá a exigência de que os candidatos tenham nível superior independente da área de formação. A carreira de atividades previdenciárias da entidade teve criação recente, em dezembro de 2020.

Além disso, para o posto de especialista em investimentos serão aceitos diplomas das áreas de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior ou Matemática, além da certificação profissional e do respectivo registro na área de atuação.

Veja também: Bom Jardim (RJ) divulga concurso público com 109 vagas

Por fim, o cargo de especialista em atuária exige graduação na área de Ciências Atuariais.

Espera-se pelo concurso do Iprev DF desde 2019

O certame do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal vem sendo aguardado pelos candidatos desde o ano de 2019. Isto é, visto que o processo seletivo chegou a constar na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) daquele ano.

Assim, segundo a LDO de 2018, o Iprev DF contaria em 2019 com a oferta de 20 vagas para os seguintes cargos:

  • Analista de atividades previdenciárias, com 10 vagas;  
  • Técnico de atividades previdenciárias, com 10 vagas;

Contudo, o processo seletivo acabou não ocorrendo.

Ibaneis Rocha cria comissão de transição no DF

O governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, se reelegeu nas recentes eleições.

Assim, já declarou que contará com uma comissão de transição para comandar suas modificações. O decreto, que determina qual será o grupo que estará à rente do processo de transição, foi divulgada na última terça-feira, 1º de novembro, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

De acordo com a determinação, portanto, o grupo contará com cinco membros, sendo eles:

  • Secretário de Planejamento, Orçamento e Administração: Ney Ferraz; 
  • Secretário da Casa Civil: Gustavo Rocha;  
  • Consultor jurídico do DF: Rodrigo Frantz Becker;
  • Secretário de Governo: José Humberto Pires; 
  • Secretário de Comunicação: Welington Moraes.

A formação da comissão é obrigatória quando ocorre a mudança de governo e optativa no caso de reeleição, como determina a Lei nº 5.647 de 2016.

Nesse sentido, ao optar por criar a equipe, o atual governador acaba facilitando o acesso de dados e informações a novos membros da gestão que ainda serão indicados.

Veja também: Concursos Bancários e outros certames em 2023

O secretário de Planejamento, Ney Ferraz, já está confirmado como presidente da comissão de transição. Ele, então, escolheu deixar a Presidência do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev DF) e do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas DF) para assumir o Planejamento após o resultado obtido no primeiro turno das eleições.

Como será a comissão?

Candidatos a concursos do Distrito Federal como o do Iprev DF devem se atentar a alguns detalhes da nova gestão.

Nesse sentido, o grupo de transição será responsável pela elaboração de um plano de ação a ser executado de 2023 a 2026. Ademais, a equipe também ficará responsável pela coordenação do acesso a informações e dados de órgãos da Administração Pública do Distrito Federal.

Segundo o decreto, a comissão também será responsável por “continuar o trabalho de modernização e promover mais eficiência à máquina pública, tendo sempre em vista a população, o contribuinte e, sobremaneira, os mais vulneráveis”.

O grupo deve executar suas funções de 7 de novembro a 7 de dezembro, quando deverá encaminhar o relatório final para o governador Ibaneis Rocha.

Ibaneis é o primeiro governador do DF reeleito ainda no primeiro turno. Além dele, o único reeleito, mas durante o segundo turno, foi o ex-governador Joaquim Roriz, no ano de 2002.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.