Interpretação de texto: HQs e tirinhas presentes nos vestibulares

As provas de vestibular costumam trazer diversos textos para que os estudantes leiam, interpretem e analisem a fim de responder adequadamente ao que pedem os enunciados. As histórias em quadrinho (HQs) e as tirinhas estão sempre presentes, seja nas provas de Língua Portuguesa ou de outras disciplinas, como as da área de Ciências Humanas.

As HQs e as tirinhas costumam apresentar uma narrativa curta por meio de desenhos e textos sucintos em sequência. Além disso, trazem um enredo, personagens, lugar e desfecho. No geral, apresentam linguagem híbrida, ou seja, verbal e não-verbal, de modo que os estudantes devem interpretar tanto as imagens quanto o texto escrito. Uma maneira de mandar bem na interpretação das questões que trazem HQs e tirinhas e é entrar em contato com tais textos e treinar a compreensão a partir da análise de todos os elementos.

Pensando nisso, apresentamos abaixo três desses textos que costumam cair nas provas. Confira!

Mafalda

Obra difundida em diversos países da América Latina e da Europa, “Mafalda” é uma tira escrita e desenhada pelo cartunista argentino Quino. Nas tirinhas, Quino apresenta uma garota inteligente que se preocupa com as questões da humanidade e com o estado do planeta Terra. Desse modo, as tirinhas aparecem em diversos exames de vestibular para debater questões como o desmatamento e os direitos humanos, por exemplo.

Turma da Mônica

Já a “Turma da Mônica” é uma série de histórias em quadrinhos criada pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa. A série foi iniciada em 1960 e logo nos primeiros anos apresentou Mônica e Cebolinha, dois dos personagens mais importantes. No entanto, a “Turma da Mônica” apresenta muitas outras crianças que brincam juntas em um mesmo bairro, o Limoeiro. Os assuntos tratados são diversos e abarcam o universo infanto-juvenil.

Calvin e Haroldo

Por fim, apresentamos a tira “Calvin e Haroldo”, originalmente ‘Calvin and Hobbes’, do cartunista americano Bill Watterson. As tirinhas foram veiculadas de 1985 até 1995 e se tornaram muito populares. Os temas presentes nas tirinhas seguem muito atuais, pois são sobre temas extemporâneos, de modo que seguem aparecendo nas provas. As tirinhas que trazem diálogos entre Calvin, um garoto de seis anos, e Haroldo, um tigre sábio e sardônico, abordam questões como ambientalismo, educação pública e política.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Raquel de Queiroz: vida e principais obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.