A Polícia Civil do Estado de São Paulo já conta com a autorização do seu processo seletivo. Logo, terá edital lançado em breve, considerando a necessidade de suprir uma carência de servidores. Por isso, é importante que você intensifique os estudos para o concurso PC SP.
De acordo com o Governador Rodrigo Garcia, na sua fala em setembro do ano passado, a distribuição de vagas também já foi realizada e vai dispor de 3.500 para suprir as demandas necessárias.
Intensifique os estudos para o concurso PC SP
Nesse cenário, considerando as oportunidades para os cargos de médico legista, perito criminal, delegado, investigador e escrivão, é preciso que você tenha em mente que cada uma dessas carreiras possui as suas especificidades na prova teórica.
Sendo assim, mesmo que você intensifique os estudos para o concurso PC SP, só haverá resultado se essa dedicação tiver maior foco nos temas corretos e mais exigidos na avaliação objetiva.
Refaça o cronograma e intensifique os estudos para o concurso PC SP
Primeiramente, a maneira mais rápida de chegar ao objetivo em questão é refazer o seu cronograma de estudo. Desse modo, incluir mais horários para leitura ou para assistir aulas.
Além disso, cuidado para não exagerar. Para isso, avalie as suas necessidades antes de estabelecer, por exemplo, que você vai estudar 3 horas a mais.
Ainda, é interessante não abdicar do seu sono para fazer isso, sendo ideal substituir algum período de socialização ou lazer. Obviamente, alguns momentos de descanso devem permanecer, até mesmo para não interferir na produtividade.
Explore os finais de semana
Além do mais, explorar a maior quantidade de tempo livre nos finais de semana pode fazer com que você intensifique os estudos para o concurso PC SP.
Logo, é possível usar os dois dias inteiros para atualizar o conteúdo atrasado. Assim como, para adiantar temas que ainda não foram vistos ou até mesmo para fazer revisões e exercícios.
Com isso, se utilize do seu cronograma e estabeleça uma organização. Aproveite, então, que esse já será um momento de mudanças na rotina para exercer de uma vez esse processo de adaptação.
Foco temático
Para mais, seguindo o que consta no edital, mantenha seu aprendizado focado. Isto é, dirigindo a sua atenção apenas aos conteúdos que são relevantes para a prova.
Dessa maneira, você vai conseguir assimilar um maior quantitativo de informações em um intervalo de tempo menor, pois não haverá raciocínios desnecessários para filtrar.
Portanto, manter o foco temático pode fazer com que você intensifique os estudos para o concurso PC SP.
Último concurso
Na última vez que o processo seletivo ocorreu, cada cargo contou uma prova diferente, considerando os conhecimentos específicos exigidos para cada carreira.
Assim, a primeira fase acabou sendo mais individualizada e avaliou domínios distintos de cada candidato. Porém, em todos os casos se manteve a estrutura de aplicação de uma prova objetiva seguida de uma fase discursiva.
Relação de vagas entre os cargos
Ainda, o Diretor Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo anunciou a possibilidade do preenchimento de 8 mil vagas, metade no ano passado, que já aconteceu, e a outra metade esse ano. Ou seja, uma quantidade de 500 vagas a mais do que o esperado.
Atualmente, são 1.333 vagas para escrivão, 1.250 para investigador de polícia, 552 para delegado, 116 para médico legista e 249 para perito criminal.
Assim, todos esses cargos podem fazer referência a alocações em diversas cidades do estado, logo, o candidato deve estar preparado para eventual mudança de localidade.
Especificidades de algumas avaliações
Além de tudo, compreender e tomar conhecimento de algumas avaliações é uma forma bem eficaz de fazer com que você intensifique os estudos para o concurso PC SP. Uma vez que é o informe que vai direcionar a sua dedicação.
Investigador
A prova foi dividida em dois módulos, de modo que o primeiro contemplou as disciplinas de língua portuguesa, noções de direito e noções de criminologia. O segundo módulo, por sua vez, exigia aprendizados sobre informática e raciocínio lógico. Em seguida, foram aplicadas 4 questões em uma prova de modalidade discursiva.
Escrivão
Aqui, o primeiro momento dessa etapa contou com a exigência sobre língua portuguesa e noções de lógica e o segundo sobre noções de direito e de criminologia, bem como noções de informática. Por fim, a prova aberta seguiu os mesmos critérios do cargo de investigador.