Emprego: como a inteligência emocional pode influenciar em sua carreira

O gerenciamento dos sentimentos pode auxiliar o profissional de diversas formas

O desenvolvimento da inteligência emocional pode auxiliar o profissional a subir em sua carreira no trabalho, conquistando seus objetivos. Todavia, através dela, é possível administrar suas emoções, lidar com seus medos e inseguranças, aprimorando a sua eficiência na realização de inúmeras tarefas dentro da empresa.

O fato é que o profissional que sabe como trabalhar suas emoções, acaba por se destacar entre seus colegas de serviço. Ademais, ele pode ajudar a organização a ter um ambiente mais harmonioso, mais produtivo, ajudando o trabalhador a subir de carreira. O empregado consegue desta maneira, aprimorar suas relações sociais.

Vale ressaltar que a inteligência emocional dificilmente pode ser medida, visto que ela está relacionada a aspectos como os traços da personalidade e do temperamento individual de cada um. Aliás, quem consegue trabalhar suas emoções obtém uma série de vantagens tanto em sua vida pessoal como na profisiosnal.

O trabalhador acaba por se tornar reconhecido, em aspectos relacionados a sua profissão, como por exemplo, em seu papel de liderança. Desse modo, o profissional consegue gerenciar melhor suas emoções e lidar melhor com os desafios. É uma habilidade bastante procurada e em voga nos dias de hoje.

O que é a inteligência emocional

A inteligência emocional nada mais é que a capacidade e o know how de se lidar com as emoções. Ademais, é uma maneira de saber como processar, compreender e controlar essas emoções, utilizando-as para seu próprio benefício. A pessoa consegue identificar e controlar estes sentimentos de uma maneira efetiva.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Dr. Travis Bradberry, autor do livro Emotional Intelligence 2.0, a inteligência emocional corresponde a 58% do nosso desempenho profissional, sendo bastante importante para a carreira do trabalhador. Em síntese, a pessoa que não possui essa habilidade acaba por procrastinar, se desmotivar, etc.

Ela é considerada como uma soft skills, ou seja, uma habilidade comportamental, subjetiva e por essa razão, difícil de avaliar. Analogamente, ela não é ensinada nas escolas e nem nas universidades. A inteligência emocional está dividida em cinco áreas-chave, ou pilares. É o que veremos a seguir:

Autoconhecimento emocional

Esta é uma habilidade que auxilia o profissional a identificar e compreender as suas próprias emoções e seus impactos em seu comportamento. É importante saber quais as memórias, sentimentos e emoções que controlam nossas atitudes. É possível desenvolvê-la através de psicoterapia e também de cursos.

Habilidade de controle emocional

O controle emocional permite ao profissional reconhecer seus sentimentos além de saber como lidar com eles. É uma maneira de se perceber o que se passa dentro de cada um, é uma maneira de gerenciar as próprias emoções, controlá-las e ter um domínio próprio de si mesmo. Não é uma tarefa fácil, mas é bastante importante.

Automotivação

Esta habilidade permite ao trabalhador redirecionar suas emoções a favor de uma meta, objetivo pessoal ou profissional. É uma maneira de ficar calmo e sereno em meio a adversidades, obtendo uma ampla satisfação em meio às tarefas a serem realizadas, em busca de uma maior motivação em seu trabalho.

Empatia

A empatia é bastante importante visto que permite ao profissional um maior respeito relativo a seus colegas e colaboradores da empresa, permitindo que se entenda as emoções dos outros através da leitura dos sentimentos alheios. É uma maneira de facilitar a conexão entre todos os envolvidos na organização.

Relacionamentos interpessoais

Esta é uma habilidade que também envolve empatia. É preciso saber como intermediar as necessidades dos outros e as de si próprio, em busca de um melhor gerenciamento das relações no ambiente de trabalho. Ela também ajuda a ser mais persuasivo e facilita o trabalho em equipe e a liderança.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é fundamental na carreira de um profissional, independente de sua área de atuação. É preciso desenvolver esta habilidade, a fim de se destacar no ambiente corporativo. Para tal, é preciso se conhecer melhor e buscar um desenvolvimento pessoal e também no ambiente organizacional.

A inteligência emocional proporciona uma forma saudável de se viver, proporcionando um modo de se encontrar um equilíbrio entre razão e suas emoções. Em conclusão, ela proporciona a canalização de emoções negativas, e meios de se lidar com comportamentos prejudiciais. 

Dessa maneira, há um aprimoramento nas relações com os outros, menos ansiedade, estresse, empatia relativa aos outros colaboradores da empresa, melhora da auto estima, equilíbrio emocional, e muito mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.