INSTITUTO FEDERAL: Liberadas mais de 6 mil vagas em cursos técnicos gratuitos
O Instituto Federal está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai preencher mais de 6 mil vagas em cursos técnicos gratuitos. Essa é uma excelente oportunidade para quem deseja se qualificar e adquirir conhecimentos específicos em diversas áreas. As vagas estão distribuídas em diferentes campi, sendo algumas destinadas a quem já concluiu o ensino médio e outras para quem ainda está cursando essa etapa.
Cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes
No Instituto Federal, os interessados têm a possibilidade de escolher entre cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes. Os cursos técnicos integrados são aqueles em que é possível fazer a formação técnica e o ensino médio na mesma instituição. Já os cursos técnicos concomitantes são direcionados a quem deseja fazer o ensino médio em outra escola, enquanto os cursos técnicos subsequentes são para aqueles que já concluíram o ensino médio.
Vagas do Instituto Federal em São Paulo
O Instituto Federal de São Paulo oferece diversas vagas em diferentes campi. Confira abaixo alguns dos locais onde os cursos serão ministrados:
- Araraquara
- Avaré
- Barretos
- Birigui
- Boituva
- Bragança Paulista
- Campinas
- Campos do Jordão
- Capivari
- Caraguatatuba
- Catanduva
- Cubatão
- Guarulhos
- Hortolândia
- Ilha Solteira
- Itapetininga
- Itaquaquecetuba
- Jacareí
- Jundiaí
- Matão
- Piracicaba
- Pirituba
- Presidente Epitácio
- Registro
- Salto
- São Carlos
- São João da Boa Vista
- São José do Rio Preto
- São José dos Campos
- São Miguel Paulista
- São Paulo
- São Roque
- Sertãozinho
- Sorocaba
- Suzano
- Tupã
Provas e inscrições do Instituto Federal
As provas do processo seletivo serão realizadas no dia 22 de outubro, na mesma cidade em que o curso acontecerá. Serão 30 questões abordando conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Para participar da seleção, os interessados devem fazer a inscrição pelo site do processo seletivo até o dia 3 de setembro. Cada candidato só pode selecionar um curso e é necessário efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição, que varia de acordo com o tipo de curso escolhido.
- R$ 50 para os cursos técnicos integrados
- R$ 20 para os cursos técnicos concomitantes ou subsequentes
O pagamento pode ser realizado por PIX, Cartão de Crédito ou boleto. É importante ressaltar que os pedidos de isenção da taxa já foram recebidos no mês de agosto. Para obter mais informações sobre o processo seletivo, é fundamental ler atentamente o Edital disponibilizado pelo Instituto Federal.