Pela primeira vez, o WhatsApp foi superado no quesito “aplicativo no qual o brasileiro passa mais tempo ao longo do dia”. Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil – Dezembro de 2022, o app mais usado por brasileiros agora é o Instagram, apontado por 35% dos usuários de smartphone do País. Um ano atrás, ele estava em segundo lugar citado por 27% dos entrevistados. O WhatsApp vem na sequência, com 30%, e bem atrás, fechando o pódio, o Facebook, com 8%.
O sucesso do Instagram se concentra principalmente no público feminino e jovem. Entre as mulheres, 41% apontam o Instagram como o app no qual passam mais tempo ao longo do dia, contra 27% dos homens. No grupo de 16 a 29 anos, o Instagram está na liderança no ranking de apps em que passam mais tempo, de acordo com 45% dos entrevistados nessa faixa etária. O percentual cai para 35% entre aqueles com 30 a 49 anos, e diminui para 21% na faixa a partir de 50 anos.
O foco estratégico do Instagram na promoção de vídeos através da sua ferramenta Reels pode ser a explicação para as pessoas estarem passando mais tempo nele. Criado para fazer frente a plataformas de vídeos curtos, como TikTok e Kwai, o Reels têm conseguido manter a base de usuários do Instagram engajada e, pelo visto, mais tempo com o app aberto.
WhatsApp ainda mantém muita força
No entanto, o Instagram ainda perde para o WhatsApp no quesito “aplicativos abertos mais vezes ao longo do dia”: o mensageiro é a resposta de 54% dos entrevistados, enquanto o Instagram é a resposta de 19% – uma alta de quatro pontos percentuais. O Facebook aparece na sequência, com 5%.
O WhatsApp também venceu como o app com mais presença na tela inicial dos brasileiros, onde está presente em 54%. O Instagram superou o Facebook e passou para a segunda colocação, com 46% e 34%, respectivamente, alta de quatro pontos percentuais em um ano.
E, apesar de perder espaço entre app onde as pessoas mais passam o tempo, quesito onde perdeu três pontos percentuais em um ano e caiu para 30%, ele ainda é o principal app com o público masculino, onde chega a 33% das respostas, assim como entre as pessoas com 50 anos ou mais (34%).
Telegram
A pesquisa chama a atenção para a freada no avanço do Telegram. O app vinha crescendo rapidamente em presença na tela inicial de smartphones, mas agora teve seu avanço interrompido. Na edição de junho do ano passado, havia sido destaque por ter chegado à quarta posição neste quesito, mencionado por 13% dos entrevistados à época. Agora, porém, caiu para a quinta posição, presente na tela inicial de 12% dos smartphones nacionais, ultrapassado até pelo YouTube.
O Telegram também não aparece entre os destaques de apps abertos mais vezes ao dia e nem entre os que mais se passa o tempo, o que indica que talvez ele seja mais um aplicativo de nicho.
Na penúltima pesquisa sobre uso de apps, o Telegram foi o mais presente nos smartphones de homens (63%) que de mulheres (57%); e de pessoas das classes A e B (70%) que da classes C, D e E (57%). Na análise por faixa etária, o Telegram está instalado em 63% dos aparelhos de jovens de 16 a 29 anos e de pessoas de 30 a 49 anos. No grupo a partir de 50 anos, 50% têm o app em seu celular.
Metodologia da pesquisa
A Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil é uma pesquisa independente realizada por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box. O questionário foi elaborado por Mobile Time e aplicado on-line entre 9 e 21 de novembro de 2022 por Opinion Box junto a 2.039 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%.