Atualidades

Instagram desbanca gigante e se torna rede social mais baixada do mundo

Agora é oficial. O Instagram, da Meta, se tornou a rede social mais baixada do mundo. A informação foi confirmada por meio de análises de dados da empresa Sensor Tower. Em 2023, o número total de downloads bateu a marca de 768 milhões, um aumento de 20% em relação a 2022.

Ao se tornar a rede social mais baixada do planeta, o Instagram ultrapassa um outro gigante do mundo digital: o TikTok, que pertence à empresa chinesa ByteDance. Em todo o ano de 2023, pouco mais de 733 milhões de downloads do TikTok foram realizados, um aumento de 4%, insuficiente para se manter no topo.

Número de usuários do Instagram

Dados oficiais apontam que o número total de usuários ativos mensais do Instagram já bateu a marca de 1,47 bilhão. Ao mesmo passo, o número de seguidores do TikTok caiu 12 milhões no último semestre do ano passado, e agora o total de cidadãos que utilizam a plataforma é de 1,12 bilhão.

No quesito engajamento, no entanto, o TikTok segue na frente. Ainda de acordo com a Sensor Tower, os usuários passaram, em média, mais tempo nesta rede social. Veja na lista abaixo:

  • 95 minutos no TikTok;
  • 62 minutos no Instagram;
  • 30 minutos no X (antigo Twitter);
  • 19 minutos no Snapchat.

O motivo do recorde

Especialistas apresentam visões diferentes para tentar explicar a troca de posições entre as duas redes sociais no ano passado. Talvez a razão mais lembrada seja mesmo o fato de o TikTok estar sofrendo uma série de banimentos em vários países do Ocidente, como é o caso dos Estados Unidos, por exemplo.

Mas para além disso, há um outro motivo que pode explicar a mudança de posição: a popularidade dos Reels. Este recurso de compartilhamento de vídeo foi adicionado à plataforma do Instagram no ano de 2022, justamente com o objetivo de bater o crescimento do TikTok, que trabalha essencialmente com a reprodução de vídeos curtos.

Instagram ultrapassou o TikTok no ano passado. Imagem: Reprodução

Problemas no Instagram

O Instagram, aliás, apresentou instabilidade no início da tarde da última terça-feira (5). O site DownDetector registrou mais de 3,7 mil reclamações de usuários que não estão conseguindo acessar o site de fotos.

O mesmo Downdetector também registou mais de 14 mil reclamações de usuários em relação ao funcionamento do Facebook no início desta tarde.

De acordo com as informações oficiais, os problemas com as duas redes sociais não foram registrados apenas no Brasil, mas também em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, há relatos de mais de 240 mil reclamações sobre problemas nos dois sites.
Ainda tomando como base os relatos de usuários nas redes sociais, o app não estava conseguindo processar o login, e nem conseguia realizar a conexão com o servidor.

Ainda de acordo com o Downdetector, cerca de 69% dos usuários reclamaram da dificuldade de acesso pelo celular. Por outro lado, cerca de 18% disseram que estavam com problemas de conexão pela internet. Para outros 12%, a grande dificuldade estava em acessar a linha do tempo do aplicativo.

Problemas com o Instagram

Esta não é a primeira vez que o Instagram apresenta instabilidades. No último mês de junho, um problema semelhante ocorreu com o site. Segundo relatos de usuários, um bug afetou o funcionamento destes sites. Também ocorreram registros de reclamações de alguns internautas em relação ao aplicativo de mensagens WhatsApp.

Tais ferramentas não chegaram a sair do ar, mas registraram centenas de reclamações relativas aos seus funcionamentos. O crescimento das queixas foi registrado pela plataforma DownDetector, que mede o grau de reclamações digitais na internet.

Seu Instagram está com problema? Existem outros aplicativos de mensagens de texto que podem socorrer os usuários enquanto o problema não é resolvido. Veja abaixo uma lista com alguns exemplos mais famosos:

  • Signal;
  • Wire;
  • Librem Chat;
  • Telegram;
  • Threema;
  • Wickr.Me;
  • Viber;
  • Kik.