Mais dois grupos recebem a antecipação do 13º salário nesta terça-feira (3). Segundo as informações oficiais, o dinheiro complementar está na conta destas pessoas desde as primeiras horas desta manhã. O saldo está disponível na mesma conta em que os cidadãos recebem a quantia do benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Para o grupo de pessoas que recebem um salário mínimo, hoje é o dia de recebimento daqueles que possuem o número 7 como final do benefício. Lembre-se de que não se conta com o numeral que aparece depois do dígito verificador. Para este grupo de usuários, a primeira parcela já está disponível e a segunda deve aparecer em junho.
Já para os indivíduos que recebem mais do que um salário mínimo, a lógica do calendário é diferente. Nesta terça-feira (3), o INSS realiza os pagamentos para as pessoas que possuem o final do benefício com números 2 e 7. Portanto, são dois grupos de beneficiários recebendo o dinheiro no mesmo dia. A quantia já está na conta.
Tanto no caso das pessoas que recebem um salário mínimo, como no caso dos cidadãos que recebem mais do que este patamar, o pagamento da segunda parcela está marcado para acontecer no próximo dia 2 de junho. Neste primeiro momento, o repasse equivale a 50% do valor total do benefício.
Na segunda parcela, os usuários recebem a outra metade do 13º. No entanto, é importante lembrar que na próxima liberação, o INSS deverá realizar os descontos do Imposto de Renda. Dessa forma, alguns cidadãos poderão receber um pouco menos em comparação com o que estão recebendo neste momento.
Quem pode receber?
Segundo informações do Governo Federal, aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS podem receber a antecipação do 13º salário. Qualquer cidadão já pode conferir o extrato de pagamento deste mês e conferir se está dentro do grupo de usuários.
Para tanto, basta acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e verificar as informações. Para quem não tem conexão de internet, uma dica é ligar para a Central de Atendimento da autarquia. O número é o 135. Por lá, o cidadão também pode conseguir a informação.
Preciso solicitar?
Não. De acordo com informações do Governo Federal, não é necessário solicitar a liberação do 13º salário neste mês de maio. O INSS explica que libera os pagamentos para todas as pessoas que têm o direito de forma automática.
Recentemente, a Polícia Federal (PF) informou que algumas quadrilhas estão se aproveitando deste momento para fazer vítimas através de envios de falsos formulários de inscrição para o recebimento do 13º salário.
Além do 13º salário
Nas últimas semanas, o Governo Federal anunciou uma série de medidas que mudam a lógica do INSS em alguns pontos. Uma das alterações gira em torno da situação do empréstimo consignado.
O Governo Federal anunciou que a margem máxima do consignado passa a ser de 40%, e não mais de 35%. Além disso, eles também anunciaram que passaram a permitir que cidadãos que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também realizem o procedimento.