INSS: Veja como funciona o novo sistema de cálculos para definir o valor das aposentadorias - Notícias Concursos

INSS: Veja como funciona o novo sistema de cálculos para definir o valor das aposentadorias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou, recentemente, um novo sistema de cálculos para definir o valor das aposentadorias. Em razão disso, o simulador da autarquia está sendo adaptado as novas regras.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou, recentemente, um novo sistema de cálculos para definir o valor das aposentadorias. Em razão disso, o simulador da autarquia está sendo adaptado as novas regras.

Em suma, essa alteração no sistema se refere a exclusão da regra de cálculo mais vantajosa gerada pela Reforma da Previdência, de 2019, conhecida como o “milagre da aposentadoria” ou contribuição única.

Mudanças nos cálculos da aposentadoria do INSS

O “milagre” da contribuição única era uma técnica usada para aumentar o valor da aposentadoria do segurado pouco tempo antes de se aposentar. A estratégia permitia um aumento no valor do benefício, passando muitas vezes de um salário mínimo para 60% do teto do INSS com apenas uma contribuição.

No entanto, com a implementação de uma lei no mês de maio, a possibilidade foi abolida, retornando a regra do divisor mínimo.  Diante disso, o simulador está “temporariamente indisponível até que o sistema seja adequado às alterações legais trazidas pela lei 14.331/2022 que alterou a lei 8.213/1991, com novos parâmetros de cálculo de valor”, disse o INSS em nota.

Cálculo da aposentadoria do INSS

Com o retorno da regra do divisor mínimo, o segurado contará com a divisão da média das suas contribuições por um número determinado, no caso atual: 108 (nove anos), sendo destinado aos segurados que fizeram poucas contribuições para a Previdência a partir de julho de 1994.

O sistema é utilizado caso a pessoa tenha menos que 60% das contribuições desde 07/1994. Vale lembrar que, caso o trabalhador tenha os 15 anos (180 meses) de contribuição, entre julho de 1994 e 2009, o seu benefício será concedido conforme a regra de cálculo anterior a Reforma, ou seja, dos 80% maiores salários de contribuição.

 Veja quem recebe os pagamentos do INSS nesta semana

O calendário completo de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 2022 está disponível. Os segurados da autarquia já podem verificar em quais datas terão acesso a suas mensalidades.

Com relação ao mês de agosto, os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo começaram a receber os recursos no dia 25 de agosto e vai até o dia 08 de setembro deste ano. Já os beneficiários com renda superior ao piso nacional terão seus pagamentos a partir de 1º de setembro, ou seja, nesta quinta-feira.

Calendário do INSS 2022: Como consultar?

A distribuição ocorrerá da mesma forma como nos anos anteriores, sendo um calendário para cada grupo conforme o valor de seu abono. Desta forma, basta verificar o dígito final antes do traço para consultar as datas do seu recebimento na tabela.

Calendário de pagamento de benefícios do INSS em 2022 – Divulgação/INSS.

Como consultar os pagamentos do INSS?

De qualquer modo, a consulta ao extrato de pagamentos do INSS pode ser feita 100% online, através do site ou aplicativo de celular. Confira como fazer!

Pelo site:

  1. Primeiramente, acesse o site Meu INSS;
  2. Entre com seu CPF e senha (caso seja o primeiro acesso será preciso criar uma senha);
  3. Clique na opção “Serviços”;
  4. A opção fica no menu superior direito – Selecione a opção “Extratos/certidões/declarações”;
  5. No próximo menu, clique em “Extrato de pagamento de benefício”;
  6. Na tela seguinte, clique no calendário – ajuste o período que deseja retirar o extrato do pagamento do seu benefício;
  7. Em conclusão, a relação com os pagamentos recebidos no período será exibida e será possível baixar na opção “Baixar PDF”.

Pelo aplicativo de celular

  1. Em primeiro lugar, baixe o aplicativo no seu celular Android ou iOS;
  2. Entre com seu CPF e senha (caso seja o primeiro acesso será preciso criar uma senha);
  3. Toque no menu principal, os três pontos ou barras no alto da tela;
  4. Ademais, selecione “Extrato de pagamento de benefício”; Toque no calendário e selecione o período que deseja consultar;
  5. A tela exibirá o extrato com os pagamentos recebidos no período escolhido;
  6. Por fim, para imprimir ou salvar, clique na opção “Baixar PDF”
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