INSS: veja como fazer o cálculo da antecipação proporcional do 13°

INSS: veja como fazer o cálculo da antecipação proporcional do 13°

De acordo com informações do Governo Federal, algumas pessoas receberão a antecipação do 13º do INSS de forma proporcional

O Governo Federal divulgou nesta semana novos detalhes sobre a situação da antecipação do 13º salário para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre outras coisas, o Planalto explicou que algumas pessoas poderão ter que receber o montante de forma proporcional e não o valor completo.

Em primeiro lugar, é importante dizer quem são esses indivíduos. De acordo com o Governo Federal, os usuários que recebem benefícios como o auxílio-doença receberão o valor proporcional do 13º. Portanto, os usuários não pegarão o saldo completo nesse adicional, mas apenas uma parte dele.

Para saber como descobrir qual é o valor, o cidadão precisa efetuar uma pequena equação. É preciso ter em mente o patamar mensal do benefício que o cidadão recebe e o tempo definido para o recebimento. Com esses dados e uma calculadora, é possível entender como fazer a conta.

Realizando a equação

O primeiro passo para realizar a equação é pegar o valor do benefício mensal. Vamos imaginar, no nosso exemplo, que um cidadão recebe R$ 1212. Esse é o patamar do salário mínimo e é também o patamar mais comum de recebimentos do INSS entre aposentadorias e até mesmo o auxílio-doença.

O segundo passo é pegar o número e dividir pela quantidade de meses do ano, que no caso é 12. Veja abaixo

1212 ÷ 12 = 101

No nosso caso, o resultado da equação inicial foi 101. Mas esse ainda não é o valor que o cidadão receberá no adiantamento do 13º salário. Ainda será preciso multiplicar o saldo pela quantidade de meses em que o cidadão recebe o benefício.

Vamos imaginar que no nosso exemplo, o cidadão receberá o dinheiro por um período de 5 meses. Lembre-se que quem decide quanto tempo dura um benefício é o próprio INSS.

101 x 5 = 505

Pronto. No nosso exemplo, o cidadão receberá R$ 505 de 13º salário do INSS.

A antecipação

O Governo Federal anunciou a antecipação do 13º salário do INSS há exatamente duas semanas. Normalmente, os pagamentos aconteciam no segundo semestre de cada ano.

Nos últimos dois anos, o Governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) já tinha optado pela antecipação desse pagamento. Nas vezes anteriores, isso tinha acontecido por causa da situação da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o próprio INSS, as antecipações deste ano deverão acontecer em duas parcelas. A primeira será feita em abril e maio e a segunda entre os meses de maio e junho deste ano. Aposentados, pensionistas e outros beneficiários poderão pegar o adicional.

Inscrição no 13º

O Governo Federal informa que não é preciso realizar nenhum tipo de inscrição nessa antecipação do 13º salário do INSS. O processo acontecerá de forma automática. O dinheiro simplesmente cairá na conta.

É uma informação importante porque várias quadrilhas se aproveitam deste momento para tentar enganar as pessoas com falsas inscrições. A Polícia Federal (PF) afirma que está de olho nesta situação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?