O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma autarquia responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais. No entanto, o que pouco de seus segurados sabem é da possibilidade de receber um valor maior através do instituto.
Normalmente, esse aumento do benefício pode vir por meio da revisão. Ela pode ser realizada por conta de falhas em cálculos ou fiscalizações, visto que nos últimos anos a legislação que orienta a concessão e distribuição dos abonos passou por algumas mudanças.
Para solicitar a revisão ao INSS, é preciso ligar para a central de atendimento da Previdência Social, no número 135, e fazer um agendamento para entregar os documentos comprobatórios. O prazo para o retorno do pedido costuma ser de até cinco meses.
Em suma, para pedir a verificação do valor do benefício, é necessário apresentar a carteira de trabalho e o documento com a numeração do benefício. Na ocasião, também será necessário escrever uma carta expondo os motivos da solicitação de revisão.
Cabe salientar que existem diferentes tipos de revisão do INSS, que variam de acordo com os critérios. Normalmente, a autarquia nega uma boa parte dos pedidos. Quando isso acontece, a alternativa para conseguir o aumento é através de uma ação judicial.
Aqueles que optarem por abrir uma ação judicial, devem juntar todos os documentos necessários e apresentá-los a um advogado. Dentre esses documentos estão:
Teoricamente, existem 13 casos que permitem ao segurado solicitar a revisão de benefício, são eles:
Os segurados podem conferir mais detalhes do seu benefício e saber se é possível solicitar uma revisão através dos seguintes canais:
Consulta pelo Meu INSS. Veja o passo a passo a seguir: