O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai pagar a partir do dia 1º de maio o último lote da revisão do artigo 29, também conhecida como revisão dos auxílios por incapacidade. No total, 11 mil segurados serão contemplados.
A revisão está sendo realizada devido a um erro no cálculo dos benefícios por incapacidade temporária, concedidos entre os anos de 2002 e 2009, não cumprindo a regra de cálculo estabelecida pelo artigo 29 da lei de Previdência.
Segundo a respectiva regra, os benefícios devem ser calculados aplicando os 80% das maiores contribuições dentro do período considerado. Porém, o INSS calculou os benefícios de forma indevida, com base em 100% dos salários de contribuição.
Desta forma, o benefício pago aos segurados era menor por causa dos 20% dos menores salários de contribuição que não eram descontados pelo INSS. Diante disso, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical e o Ministério Público Federal, ajuizaram uma ação pública contra o INSS.
Por meio da ação ficou determinado que o INSS deveria revisar administrativamente todos os benefícios que se enquadram nessa situação e realizar o pagamento dos valores respectivos de forma retroativa.
Terão acesso aos valores da revisão os segurados que receberam com erro os seguintes benefícios:
De todo modo, os recursos só serão liberados aos segurados que, em 2012:
As consultas de quem receberá a revisão em maio estarão disponíveis no site e aplicativo Meu INSS, no final do mês de abril, quando a autarquia tiver realizado o processamento da folha de pagamentos da revisão.
Em caso de dúvidas o segurado pode entrar em contato com a central telefônica do INSS, pelo número 135.