INSS: Sua solicitação ainda está parada? Veja como movimentá-la - Notícias Concursos

INSS: Sua solicitação ainda está parada? Veja como movimentá-la

Atualmente, o INSS acumula mais de 1,8 milhões de pedidos. Por causa disso, com recorrência a autarquia é alvo de críticas por parte dos segurados que aguardam ansiosamente receber os seus benefícios.

Milhares de cidadãos ainda estão aguardado a liberação do seu benefício solicitado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Devido a pandemia da Covid-19, o atraso por parte da autarquia se intensificou, deixando muitos pedidos “em análise”.

Atualmente, a autarquia acumula mais de 1,8 milhões de pedidos. Por causa disso, com recorrência o INSS é alvo de críticas por parte dos brasileiros. As reivindicações se intensificam quando o cidadão tem ciência do prazo em que a solicitação deveria ser analisada e respondida.

 

Quais os prazos do INSS?

De acordo com a Lei nº 9.874/1999, o prazo para que a autarquia responda a qualquer pedido é de até 30 dias. No entanto, este prazo pode se ampliar em mais 30 dias caso surja alguma inconsistência, como a falta de documentação, por exemplo.

Além disso, conforme a Lei nº 8.213/1991, quando o benefício é concedido, o INSS tem um prazo de até 45 dias para começar a pagá-lo. No entanto, muitas pessoas ainda estão aguardando a verificação ou concessão do seu pedido.

Em razão disso, o MPF (Ministério Público Federal) e a AGU (Advocacia Geral da União) elaboraram uma relação com novos prazos, limitados até junho de 2023. Veja como ficou:

De todo modo, o INSS não respeita nem os novos prazos. Sendo assim, veja o que fazer nesta situação.

 

Como posso destravar o meu pedido?

Em geral, há duas possibilidades que podem ajudar a movimentar o seu pedido no INSS. Confira abaixo:

  • Fazer uma reclamação junto à Ouvidoria do INSS. É preciso realizar o procedimento através da central telefônica, no número 135, ou no Portal do Meu INSS; ou
  • Entrar com uma ação de MS (Mandado de Segurança) na Justiça, em que terá como base a lei, dando o direito a análise instantânea da solicitação por desrespeito ao prazo fixado.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?