INSS: segurado não é obrigado a abrir uma conta corrente para receber benefício - Notícias Concursos

INSS: segurado não é obrigado a abrir uma conta corrente para receber benefício

O segurado do INSS não é obrigado a abrir uma conta corrente para receber o benefício. Saiba mais informações!

De acordo com informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o segurado que tem o direito a algum benefício previdenciário não é obrigado a abrir conta corrente para receber os pagamentos. 

INSS: segurado não é obrigado a abrir uma conta corrente para receber benefício

Segundo destaca a divulgação oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o segurado pode optar por receber o benefício por meio de um cartão magnético. Quando ocorre esse tipo de solicitação, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) busca pela agência bancária mais próxima, considerando a residência do beneficiário e emite um cartão específico, essa emissão não é cobrada do cliente, bem como o saque.

Meu INSS

Caso seja beneficiário correntista de um banco e se interesse por alterar a forma de recebimento do seu benefício, acesse o aplicativo Meu INSS e realize a solicitação. Além da função estar disponível no aplicativo, também é possível realizar a mudança através do telefone 135.

Sendo assim, não é necessário comparecer a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), apenas para esta finalidade de alterar o meio de pagamento do seu benefício.

Empréstimo em qualquer banco 

Além dessa possibilidade, o beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também pode escolher uma instituição financeira para solicitar o empréstimo consignado, contudo, é válido ressaltar que a instituição escolhida deve ser conveniada com o INSS.

Escolha o seu banco

O aposentado ou pensionista poderá pesquisar no mercado a opção que melhor atenda suas necessidades com os menores custos. Visto que não é necessário que o segurado do INSS obtenha o crédito por meio de uma instituição financeira. Uma vez que o desconto das parcelas é feito diretamente no benefício pago pelo instituto.

Caso o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receba contatos indesejados de bancos ou financeiras, é possível registrar uma reclamação no portal do Consumidor através da plataforma gov.br/consumidor.

Bloqueie contatos indesejados

O contato de empresas do segmento financeiro para abertura de conta e oferecendo empréstimo consignado pode ser constante para o beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por isso, é possível solicitar também o bloqueio do número de telefone através do portal “Não Me Perturbe”, que é uma ferramenta criada para evitar ligações desnecessárias de diversas empresas.

O endereço do portal é naomeperturbe.com.br. Conforme informações oficiais, em até 30 dias as ligações serão cessadas. Vale ressaltar que o Não me perturbe não é exclusivo para clientes de instituições financeiras ou para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sendo assim, é uma plataforma que pode ser utilizada para outras solicitações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?