A reforma da previdência alterou várias condições para aprovação e manutenção nos benefícios do INSS. Essas mudanças atingiram uma grande parte da população brasileira, como o grupo dos que estavam próximos de se aposentar.
Quais são os benefícios previdenciários do INSS?
Aqueles que contribuíram ao INSS têm direito aos benefícios previdenciários. No entanto, o beneficiário irá receber conforme a categoria que ele está enquadrado.
Veja a lista de aposentadorias do INSS:
- Aposentadoria por idade rural;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria especial por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por idade urbana;
- Aposentadoria da pessoa com deficiência por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria da pessoa com deficiência por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por tempo de contribuição do professor.
Vale lembrar, que cada benefício possui suas especificações e critérios para concessão.
Quem pode solicitar a aposentadoria após a Reforma da Previdência?
A reforma previdenciária não alterou a categoria de segurados. Dessa forma, aqueles que tinham direito ao benefício antes da reformulação permaneceram com a aprovação.
Neste sentido, as pessoas que já recebiam a aposentadoria terão o benefício ajustado, visto que será pago com um valor inferior e com um prazo de pagamento estendido.
Categorias de segurados do INSS
Para conseguir a aprovação em um dos benefícios é necessário pertencer ao grupo de segurados do INSS. Um segurado é aquele que exerce atividade remunerada, ou tenha outra fonte de renda e, que faça contribuições ao INSS. Confira:
- Empregado;
- Trabalhador Avulso;
- Empregado doméstico;
- Segurado Facultativo;
- Segurado Obrigatório;
- Segurado Especial;
- Contribuinte individual.
Mesmo que a aposentadoria se manteve para os cidadãos que já tinham seu direito garantido, alguns aspectos foram modificados, segunda a reforma da previdência. Tais aspectos podem corresponder ao novo tempo de contribuição exigido para mulheres e os novos critérios para o benefício de seguridade social.
Por fim, é importante estar atento às mudanças trazidas pela reforma da previdência, visto que as condições anteriores foram poucas incorporadas no novo sistema.