INSS: Pente-fino pode suspender benefícios de 1,7 milhão de pessoas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) identificou beneficiários com indícios de irregularidades
Na última semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) identificou beneficiários com indícios de irregularidades. O pente-fino aponta um total de 1,7 milhão de pessoas recebendo os pagamentos de forma irregular.
O beneficiário que receber a carta deve apresentar novamente os documentos necessários para a concessão do benefício. Após a solicitação do instituto, a pessoa terá o prazo de 60 dias para enviar pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS.
O beneficiário que não apresentar a documentação no prazo estipulado, poderá ter o benefício suspenso. Após 30 dias da suspensão, o benefício será bloqueado.
Com o objetivo de oferecer uma nova opção de envio das documentações, o INSS fechou parceria com os Correios, que vai disponibilizar a carta de exigência de forma online. O serviço pode ser acessado pelo aplicativo dos Correios.
“A parceria com os Correios nos possibilitará uma comunicação efetiva com o beneficiário, especialmente com a disponibilização da carta em meio digital. Desta forma, o INSS espera receber com mais celeridade as documentações exigidas na carta de exigência, o que possibilitará uma resposta mais rápida ao cidadão e, consequentemente, a diminuição de possíveis fraudes e pagamentos indevidos”, ressaltou o presidente do INSS, Leonardo Rolim.
Reabertura das agências
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adiou mais uma vez a reabertura das agências no país. O atendimento presencial em suas agências foi adiado para 14 de setembro. A reabertura estava prevista para a próxima segunda-feira (24).
O atendimento por meio de canais remotos também foi estendido até o dia 11 de setembro. Os canais continuarão sendo utilizados após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.
A pessoa que tiver necessidade de acessar os serviços do INSS pode recorrer aos canais remotos, o aplicativo Meu INSS e a Central 135.
O atendimento presencial está suspenso desde março devido a pandemia do coronavírus e, desde então, o Instituto e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia vêm prorrogando o atendimento remoto.
De acordo com o INSS, inicialmente o tempo de funcionamento das agências da Previdência será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento aos segurados e beneficiários será mediante agendamento prévio pelos canais remotos do instituto.
Assim que o atendimento presencial for retomado, terá prioridade os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Também serão retomados a justificação judicial e o atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.
As agências que não reunirem as condições necessárias para atender as pessoas com segurança seguirão operando em regime de plantão reduzido.