Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já estão recebendo os seus benefícios referente ao mês de fevereiro. Os pagamentos começaram na última sexta-feira (17) e seguirão até o dia 7 de março.
A princípio, estão sendo contemplados os segurados que recebem o piso previdenciário, equivalente ao salário mínimo vigente (R$ 1.302). Posteriormente, passarão a receber os valores os segurados que ganham um valor superior ao piso nacional.
Cerca de 37 milhões de pessoas serão contempladas pela autarquia. Os pagamentos, como de costume, ocorrem segundo o dígito final do Número do Benefício (NB). Veja quem recebe hoje (24/02)!
Quem tem direito ao pagamento do INSS?
Estão sendo contemplados os cidadãos que recebem os seguintes benefícios por meio da autarquia:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por invalidez (benefício por incapacidade permanente);
- Auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária);
- Auxílio-acidente;
- Salário maternidade (pago pelo INSS);
- Salário Família (pago pelo INSS);
- BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Calendário de pagamentos do INSS – Fevereiro
Veja o calendário a seguir.
Para quem recebe um salário mínimo:
- Número final 1: pagamento em 17 de fevereiro;
- Número final 2: pagamento em 23 de fevereiro;
- Número final 3: pagamento em 24 de fevereiro;
- Número final 4: pagamento em 27 de fevereiro;
- Número final 5: pagamento em 28 de fevereiro;
- Número final 6: pagamento em 1º de março;
- Número final 7: pagamento em 2 de março;
- Número final 8: pagamento em 3 de março;
- Número final 9: pagamento em 6 de março;
- Número final 0: pagamento em 7 de março.
Para quem ganha acima do salário mínimo:
- Número final 1 e 6: pagamento em 1º de março;
- Número final 2 e 7: pagamento em 2 de março;
- Número final 3 e 8: pagamento em 3 de março;
- Número final 4 e 9: pagamento em 6 de março;
- Número final 5 e 0: pagamento em 7 de março.
Consulta ao benefício do INSS
O segurado poderá consultar informações sobre o salário extra das seguintes formas:
Site Meu INSS
- Acesse o portal Meu INSS pelo navegador;
- Clique em “Entrar com Gov.br”;
- Procure a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”.
Aplicativo Meu INSS
- Instale o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
- Faça login com os dados pessoais registrados na plataforma;
- Clique em “Entrar”;
- Selecione o botão “Extrato”.
Central de Atendimento 135
Também existe opção de consultar as informações pela central de atendimento do INSS, no número 135 (disponível de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas – sem cobrança de taxas).
Benefícios do INSS precisam ser declarados no Imposto de Renda?
A resposta é depende. Isso porque, há um valor mínimo que obriga o cidadão a ser um declarante do Imposto de Renda. Sendo assim, se o valor recebido em benefícios do INSS em 2022 for igual ou ultrapassar R$ R$ 28.559,70, então o segurado terá que enviar o documento. Neste caso, a quantia mensal é de R$ 2.379,97.
Na prática, quando o aposentado ou pensionista tiver que enviar a declaração informando quais foram os seus rendimentos providos do pagamento de benefícios do INSS, será preciso enviar o comprovante. Dessa forma basta procurar pelo extrato de pagamentos que deve ser anexado a declaração do Imposto de Renda.
O segurado pode encontrar o extrato da seguinte forma:
- Acesse o Meu INSS e selecione “Extratos”;
- Em seguida, selecione “Extrato de pagamentos” e o ano de 2022;
- O documento será gerado em PDF e pode ser salvo ou compartilhado.