Nesta quinta-feira (05/05), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) paga a mais um grupo a primeira parcela do 13º aos aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo.
De acordo com o calendário de pagamentos, nesta segunda recebem os beneficiários que possuem os números 4 e 9 como o dígito final do cartão. Lembrando que os saques são referentes ao mês de abril.
Além disso, nesta segunda recebem os beneficiários que recebem 1 salário mínimo. Neste caso, os saques são liberados para quem possui o benefício final 9. A segunda parcela do 13º será liberada para estes grupos a partir do dia 1º de junho.
A antecipação do 13º salário começou a ser paga desde o dia 25 de abril. Até a próxima sexta-feira (06), quando está programada o fim da primeira parte dos pagamentos, mais de 31 milhões de segurados receberão os valores.
O decreto com a antecipação do benefício foi assinado em meados de março pelo presidente Jair Bolsonaro. O adiantamento do 13º salário ocorre pelo terceiro ano seguido, uma vez que em 2020 e 2021 o benefício também foi antecipado. Em suas datas tradicionais, o benefício é pago em agosto e dezembro.
A maioria dos beneficiários do INSS receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado de maneira proporcional.
O calendário de pagamentos do INSS (veja abaixo) leva em consideração o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Os pagamentos ocorrem na ordem do final do número de benefício dos segurados. Confira o calendário completo:
Calendário da PRIMEIRA parcela para quem ganha até um salário mínimo:
Calendário da PRIMEIRA parcela para quem ganha mais de um salário:
Calendário da SEGUNDA parcela para quem ganha até um salário mínimo:
Calendário da SEGUNDA parcela para quem ganha acima de um salário mínimo:
De acordo com as regras oficiais do INSS, podem receber o 13º salário do INSS em 2022 os segurados que recebem qualquer um dos seguintes benefícios:
Vale destacar que não terão direito aos valores, os beneficiários de programas assistenciais, como, por exemplo, os cidadãos que recebem o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada).
Os beneficiários do INSS poderão consultar os valores do INSS, além dos descontos realizados na folha de pagamentos.
Os segurados podem consultar o extrato que pode ser feito da seguinte forma:
Demais canais de atendimento do INSS