Nesta quinta-feira (3), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia mais uma rodada de pagamentos de aposentadorias, benefícios e pensões para os seus segurados. Hoje, mais três grupos poderão receber os saldos em suas contas, seguindo a lógica do calendário oficial de liberações da autarquia.
Podem receber o saldo as pessoas que recebem mais de um salário mínimo em seu benefício previdenciário e que têm o cartão com finais 2 ou 7. Também nesta quinta-feira (3), o INSS faz os pagamentos para os cidadãos que recebem o valor de um salário mínimo e que possuem o número do cartão final 7. Em ambos os casos, é preciso desconsiderar o algarismo que vem depois do dígito no cartão.
Quem já recebeu?
Oficialmente, os repasses referentes ao mês de outubro começaram a ser feitos no último dia 25. Quem recebe um salário mínimo e possui os cartões finais 1, 2, 3, 4, 5 e 6 já recebeu o saldo nas suas datas programadas e já pode movimentar o dinheiro de forma regular, assim como acontece todos os meses.
Quem recebe mais de um salário mínimo e possui os cartões finais 1 e 6 também podem já pode movimentar o saldo. Para estes dois grupos específicos, o dinheiro foi oficialmente depositado ainda na última terça-feira (1).
Hoje, estima-se que mais de 36 milhões de brasileiros estejam aptos ao recebimento de benefícios sociais do INSS. Destes, mais de 60% recebem apenas um salário mínimo, ou seja, R$ 1.212. Os demais recebem mais do que este valor. Assim, os repasses acontecem de forma escalonada com um calendário específico para cada um destes grupos.
Agências do INSS voltam ao normal
Depois da paralisação dos atendimentos presenciais nesta quarta-feira (2), as agências do INSS voltam ao normal nesta quinta-feira (3). Não há mais previsão de paralisações no decorrer desta semana, já que não há mais feriados à vista.
Isto significa que os cidadãos podem agendar atendimentos presenciais já para hoje ou amanhã. Lembre-se que não é necessário ir ao local para realizar um agendamento. Através do app do Meu INSS, o cidadão consegue fazer esta ponte.
Como consultar o saldo
Para consultar o saldo disponível na sua conta, o cidadão também não precisa sair de casa. É possível ligar para o número 135 e inserir as suas informações pessoais para confirmar o valor. Este serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Prefere usar a internet? Então a sua opção é o site do Meu INSS. Através do sistema, o cidadão poderá clicar na opção de Extrato de Pagamento. O cidadão poderá conferir não apenas o valor, mas todos os detalhes da liberação do saldo deste mês.
Neste sentido, o cidadão também pode fazer a consulta através do sistema do app do Meu INSS. O caminho é basicamente o mesmo visto no site de mesmo nome. O cidadão clica em extrato de pagamento, e consegue conferir todos os detalhes do seu benefício.
13º do INSS
Aposentados e pensionistas do INSS também têm direito de receber o 13º salário. Contudo, em 2022, este valor já foi oficialmente pago. Os segurados receberam o dinheiro em duas parcelas, que foram pagas entre os meses de abril e junho.
Como não há a indicação de liberação de um 14º salário para este ano, é provável que os segurados do Instituto não consigam receber nenhum bônus nesta reta final de 2022.