Economia

Aposentados se assustam com ESTA possibilidade de receber 2 aposentadorias no INSS; veja como

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) normalmente é o responsável por pagar aposentadorias, pensões e auxílios. Diante a variedade de abonos dentro de cada categoria, surge a dúvida sobre a possibilidade de a autarquia conceder duas aposentadorias ao mesmo.

Mas afinal de contas, é possível receber duas aposentadorias ao mesmo tempo no INSS? Ficou curioso? Continue acompanhado este artigo.

Posso acumular duas aposentadorias?

Sim! É possível acumular duas aposentadorias simultaneamente, mas, desde que sejam de regimes diferentes.

Existem dois regimes previdenciários, sendo o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

No primeiro caso, a autoridade está sobre os trabalhadores que exercem atividade com a carteira assinada em empresas privadas. Já no segundo, tem como responsabilidade os servidores públicos e militares, por exemplo.

Entendido essa questão, vamos a resposta definitiva.

Como posso acumular duas aposentadorias?

Para conseguir acumular duas aposentadorias é necessário que o trabalhador receba uma aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social e outra pelo Regime Próprio de Previdência Social.

Exemplos muito comuns se referem aos professores que trabalham com carteira assinada na rede pública e privada simultaneamente ao longo da sua vida profissional.

Como solicitar uma revisão do INSS?

Para efetivar a solicitação da revisão de um valor do INSS, é preciso passar por um tipo de processo prático, bem como muito simples. Dessa forma, basta ligar para a Central do Atendimento 135 e selecionar a opção “revisão da aposentadoria ou benefício”.

Feito o pedido, uma data será indicada para que o segurado se dirija a uma das instituições do Instituto Nacional do Seguro Social. Assim, ele deve estar munido dos documentos necessários a fim de fazer a abertura do pedido. Contudo, será possível também solicitar uma revisão através do “MEU INSS”.

Para poder efetivar o pedido, você ter os seguintes documentos em mãos:

  • RG e CPF. Caso não possua CPF inserido no RG, será necessário o cartão CPF ou CNH;
  • Comprovante residencial, mas deve estar em dia para não ter fraudes;
  • Relatórios técnicos, principalmente PPRA e LTCAT da empresa. Deve-se anexá-los ao documento;
  • Formulários de Previdência Social SB-40, DSS-8030, PPP, caso haja períodos insalubres sem levar em consideração o aumento sinérgico do tempo da contribuição;
  • Documentos rurais, tais como certidões de nascimento, compra/venda de imóvel rural.

Quem tem direito à revisão?

  • Quem recebe subsídio de invalidez;
  • Pensão rural, BPC (reserva continuada)/Loas;
  • Quem tem benefício por morte;
  • Quem recebe pagamento da licença-maternidade.

Se você se enquadra nas categorias que podem solicitar a revisão do INSS, reúna os documentos e entre em contato para agendar seu horário. Assim, não perderá nenhum valor que por ventura for devido.

Aposentados do INSS já podem consultar calendário de setembro

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerrou os seus pagamentos referentes ao benefício de agosto na última quinta-feira, 8 de setembro. Com o fim do cronograma, os segurados já podem consultar o calendário de pagamentos deste mês de setembro.

A princípio, a previsão é que os pagamentos comecem no dia 26 para os segurados que recebem um salário mínimo e, apenas no dia 3 de outubro para os aposentados e pensionistas que ganham acima do piso nacional.

Os repasses segue a ordem do número final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito verificador após o hífen.

De acordo com informações do Governo Federal, o piso nacional passou para R$ 1.212 desde 1º de janeiro para quem ganha o benefício no valor do salário mínimo.

Dessa forma, segundo a legislação atual, aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte pagas pelo INSS não podem ser inferiores a 1 salário mínimo.