Já está oficialmente disponível a chamada carteira digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Ministério da Previdência lançou o projeto na última segunda-feira (22) e o documento já pode ser emitido pelos segurados de maneira remota. Segundo a pasta, as pessoas que emitirem a carteira poderão participar daquilo que eles estão chamado de “clube de vantagens”.
De acordo com o Ministério da Previdência, o sistema está sendo realizado por meio de uma parceria com o Banco do Brasil e com a Caixa Econômica Federal. Os segurados que tiverem acesso ao novo documento poderão ter descontos em ingressos do cinema, em shows, em academias, em compras em lojas e poderão até mesmo ganhar cupons de desconto em viagens e consultas de telemedicina.
Como emitir a nova carteira
Abaixo, é possível conferir como emitir a nova carteira digital sem precisar sair de casa.
- Passo 1: Abra o aplicativo do Meu INSS;
- Passo 2: No menu principal, vá até a opção de “carteira do beneficiário”;
- Passo 3: O sistema vai pedir para que você selecione uma foto para o documento;
- Passo 4: Clique na opção que informa que você está “ciente que ao apresentar a carteira, os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code”;
- Passo 5: Clique em “Continuar”;
Logo depois de seguir os cinco passos corretamente, o cidadão vai poder emitir a sua carteira sem maiores burocracias. Automaticamente, o documento será gerado com as informações que já foram disponibilizadas pelo segurado e que estão disponíveis no sistema do INSS. Os dados que estarão na carteira são:
- nome completo;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- número do benefício;
- espécie do benefício;
- data de emissão;
- data de validade;
- foto;
- QR Code.
Nas próximas oportunidades em que o cidadão abrir o app do Meu INSS, a carteira emitida estará disponível no item “Carteira do Beneficiário” que estará disponível na página inicial do aplicativo.
Número de segurados
O Governo Federal estima que mais de 400 mil segurados do INSS emitam a nova carteira no decorrer dos próximos dias. Ao apresentar o documento, o cidadão poderá usufruir das facilidades que estão sendo oferecidas pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.
“A validação da autenticidade da Carteira do Beneficiário será realizada por meio do QR Code, que apresentará as informações atualizadas na data da sua consulta”, diz o texto publicado no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério da Previdência ainda na última semana.
Desconto em medicamentos
Em entrevista concedida nesta terça-feira (23), o Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) disse que parte dos usuários conseguirão também descontos de até 70% em alguns remédios. Esta é uma vantagem que estará disponível sobretudo para os correntistas do Banco do Brasil.
A instituição já anunciou que o clube de descontos está sendo formalizado com as redes de farmácias que possuem algum tipo de convênio com o banco. Lupi disse ainda que o Ministério está buscando realizar parcerias com outras instituições para que mais segurados possam usufruir do clube de vantagens.
“Como ainda é pequeno o valor da nossa aposentadoria, nós estamos tentando dar cidadania através desse clube de vantagens”, pontuou Lupi.
Separação por bancos
O Ministro lembrou ainda que o cidadão que emite a carteira vai poder utilizar as vantagens que estão sendo oferecidas apenas pelo seu banco. Neste sentido, em um primeiro momento a emissão da carteira pelas pessoas que recebem aposentadorias em bancos privados, talvez não seja muito vantajosa agora.
Para os correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal que desejam emitir as novas carteiras, a dica é acessar o site oficial do seu respectivo banco para ver a lista completa de vantagens que estão sendo oferecidas neste momento inicial. É possível e provável que a lista de benefícios cresça no decorrer dos próximos meses.