O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já iniciou os pagamentos de novembro aos seus segurados. Assim como nos outros meses, estão sendo contemplados aqueles que recebem aposentadorias, pensões, auxílios e demais benefícios intermediados pela autarquia. Atualmente, cerca de 36 milhões de pessoas são atendida pela autarquia.
De acordo com o calendário divulgado, os pagamentos começaram no dia 24 de novembro e se encerram em 7 de dezembro. Como de costume, os repasses foram divididos em dois grupos, destinados aos beneficiários que recebem apenas um salário mínimo e os ganham acima do piso nacional. O primeiro grupo representa 60% dos segurados do INSS.
No entanto, neste sábado (26) os pagamentos foram suspensos. Isso porque, seguindo o calendário do instituto, os repasses não podem ser concedidos em fins de semanas ou feriados. Sendo assim, o cronograma vai se movimentar novamente a partir da próxima segunda-feira (28).
Calendário de pagamento do INSS
Para identificar a data em que receberá o pagamento, é necessário identificar o dígito final do número de inscrição do benefício. Ao conferir a numeração, lembre-se de desconsiderar o algarismo verificador (aquele que se encontra após o traço). Veja um exemplo:
- Supondo que o número de inscrição seja 123.456.789-0, o dígito final será o 9, e não o 0 que corresponde ao verificador.
Entendido isto, abaixo, confira as datas de pagamento do INSS referentes ao mês de novembro.
Para quem recebe um salário mínimo:
- Final 1: 24 de novembro;
- Final 2: 25 de novembro;
- Final 3: 28 de novembro;
- Final 4: 29 de novembro;
- Final 5: 30 de novembro;
- Final 6: 1 de dezembro;
- Final 7: 2 de dezembro;
- Final 8: 5 de dezembro;
- Final 9: 6 de dezembro;
- Final 0: 7 de dezembro.
Para quem recebe acima do salário mínimo:
- Final 1 e 6: 1 de dezembro;
- Final 2 e 7: 2 de dezembro;
- Final 3 e 8: 5 dezembro;
- Final 4 e 9: 6 de dezembro;
- Final 5 e 0: 7 de dezembro.
Novidade neste mês de novembro
Contudo, é importante ressaltar que neste mês, os segurados estão recebendo o pagamento em cota única do 13º salário. Os valores estão sendo repassados para aqueles que ainda não tiveram acesso ao salário extra este ano. Lembrando que a maioria dos aposentados e pensionistas já receberam a gratificação entre abril e maio e, por este motivo, não serão contemplados nesta rodada.
Desta vez, estão sendo beneficiados os segurados que começaram a receber algum benefício previdenciário depois do pagamento do salário extra deste ano, ou seja, em maio, recebem a quantia em cota única neste mês de novembro, conforme o calendário oficial da autarquia.
Em suma, o pagamento da parcela única do 13° salário do INSS é pago para:
- Quem começou a receber algum benefício previdenciário a partir do mês de maio deste ano;
- Quem recebeu salário previdenciário por no mínimo 30 dias;
- Quem recebe: aposentadoria, pensão por morte, auxílio reclusão, auxílio acidente e auxílio doença.
Todavia, em alguns casos o pagamento sofre com descontos do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). A contribuição é válida para pessoas com 64 anos ou menos, que ganham mais que R$ 1.903,98 por mês, ou quem tem 65 anos ou mais e recebe um valor superior a R$ 3.807,93.