O Auxílio-Inclusão é um benefício pago aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que conseguirem um emprego formal com carteira assinada. Para ter acesso ao benefício é preciso ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Além disso, o segurado deve estar com o CPF regularizado e preencher as condições de manutenção do BPC, inclusive quanto à renda familiar. Lembrando que ela não é calculada com a remuneração do trabalho e nem com o valor do Auxílio-Inclusão.
Veja também: Como se aposentar por idade no INSS em 2022?
O auxílio-inclusão pode ser solicitado através dos canais de atendimento do INSS, aplicativo Meu INSS ou nos postos de atendimento do Instituto. No mais, para solicitar o benefício o segurado deve se encaixar nos seguintes requisitos:
Com relação a solicitação do benefício pelo aplicativo, basta:
Após realizar o procedimento, o cidadão pode acompanhar o pedido no próprio aplicativo. O INSS terá até 30 dias úteis para informar o resultado da sua solicitação. Lembrando que o valor do auxílio-inclusão é de R$ 606 em 2022.
Isso porque, o benefício corresponde à metade da remuneração concedida pelo BPC, que é equivalente ao salário mínimo. Vale enfatizar que a medida serve como um incentivo para que os beneficiários retornem ou ingressem no mercado de trabalho.