Atenção segurados e futuros segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)!
As Agências da Previdência Social (APS) Colíder e Guarantã do Norte, em Mato Grosso, iniciaram neste mês de junho a realização de perícias médicas, através de telemedicina, para o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Então, anote aí! Os atendimentos irão acontecer às quartas-feiras em Colíder e às sextas-feiras em Guarantã do Norte.
Telemedicina no INSS
A saber, nesta fase inicial, todas as perícias por telemedicina são para atender requerimentos de BPC.
Sendo assim, para agendar ou antecipar uma perícia médica presencial já marcada, basta ligar para a central telefônica 135 ou acessar o ‘Meu INSS’ (via site ou aplicativo para celular).
Cabe pontuar que a telemedicina faz parte do projeto piloto Perícia Conectada. Este, através da realização de forma remota de perícia médica usando recursos tecnológicos, visa reduzir o tempo de espera por uma perícia.
Em especial, em locais sem médico disponível na agência mais próxima, evitando longos deslocamentos do cidadão para receber atendimento.
Então, elas acontecem em consultório médico da Agência da Previdência Social, através de videoconferência, com perito da Perícia Médica Federal.
Vantagens
O gerente-executivo do INSS em Sinop, Tarcisio dos Passos, destaca as vantagens da iniciativa.
“A perícia feita na modalidade remota vai facilitar a vida de quem mais precisa, encurtando o tempo e a distância, haja vista que a espera por um atendimento está para 2025 e a distância entre as agências que têm perícia presencial são muito longas”, destaca o executivo.
Detalhes do atendimento INSS
É válido mencionar que entre abril e maio deste ano, o Ministério da Previdência Social atendeu mais de 15 mil pessoas utilizando a nova modalidade.
Em suma, as perícias remotas foram realizadas em 104 agências: 96 no Nordeste, três em Rondônia (Ariquemes, Vilhena e Ji-Paraná), duas no Rio Grande do Sul (São Jerônimo e Santo Antônio da Patrulha), duas em Mato Grosso (Colíder e Guarantã do Norte) e uma no Amapá (Oiapoque).
Por fim, para quem não acompanhou na ocasião, vale detalhar que o uso da telemedicina para perícia médica foi instituído em março deste ano pela portaria do Ministério da Previdência nº 674.
Na prática, a mesma autoriza a modalidade remota de perícia para os benefícios por incapacidade permanente, incapacidade temporária e Benefício de Prestação Continuada para pessoas com deficiência (BPC), além das perícias de reavaliação e avaliação biopsicossocial da deficiência, conforme a Lei nº 13.146.
Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social