O governo federal prevê um reajuste de 6% nas aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do próximo ano. Apesar disso, o valor oficial só será divulgado após o dia 10 de janeiro de 2023, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar a inflação de 2022.
Com a correção de 6% mais um aumento real de 1,3% ou 1,4% previsto pela equipe de transição do governo Lula, o salário mínimo deve subir para R$ 1.302. Já o teto do INSS pode chegar a R$ 7.512,45. Vale lembrar que nos últimos anos o reajuste acima da inflação estava sendo desconsiderado pelo governo Bolsonaro.
Como já dito anteriormente, o valor oficial do salário nacional de 2023 só será divulgado a partir do dia 10 de janeiro. No entanto, é possível fazer uma simulação dos novos valores levando em consideração a movimentação da equipe de transição do novo governo. Confira os possíveis valores da aposentadoria do INSS para o próximo ano:
Os cidadãos brasileiros podem solicitar a aposentadoria acessando o site “Meu INSS” e fazendo login na plataforma. Em seguida, será preciso localizar a opção “Novo Pedido”, clicar em “Aposentadoria e CTC e Pecúlio” e “Aposentadoria por tempo de contribuição”.
É importante que os documentos necessários para a solicitação da aposentadoria do INSS sejam separados antecipadamente pelos indivíduos que farão o pedido. Desse modo, é preciso estar com a carteira de trabalho, guias das contribuições pagas, Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e declarações do trabalho realizado em mãos.
Após enviar os documentos e confirmar todos os dados, basta aguardar a análise do INSS. Mais informações sobre os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social podem ser obtidas nos canais de atendimento do governo federal.