Após anos de dedicação dos trabalhadores, chega um momento da vida em que a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se torna um marco que liga uma contagem regressiva.
Contudo, a idade mínima em vigor pode fazer com que a espera seja um pouco mais longa.
Não está tão por dentro assim das regras? Basta seguir a leitura e conferir todos os detalhes.
Cabe mencionar que até novembro de 2019, existiam algumas opções de aposentadoria disponíveis para os segurados do INSS:
Então, a reforma da previdência aplicou mudanças significativas. Com isso, pós 20219, a aposentadoria do INSS fica baseada nos novos critérios.
Desse modo, para os segurados com 40 a 50 anos de idade, a concessão da aposentadoria ficou mais difícil. Isso porque a idade mínima é de 55 a 60 anos.
Sendo assim, aquele que busca se aposentar antes da idade mínima, vai precisar se enquadrar nas regras antigas ou em algumas das modalidades de aposentadoria especial.
Vamos lá! Para quem não está familiarizado, é válido sinalizar que uma das alternativas para se aposentar no INSS antes da idade mínima é a aposentadoria especial.
Em suma, a modalidade vale para as pessoas que exercem atividades em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física.
A saber, antes da reforma da previdência, era possível se aposentar com 25, 20 ou 15 anos de contribuição, dependendo do grau de exposição a agentes contratados.
Ainda mais, após a reforma, as regras para a aposentadoria especial não foram alteradas, o que significa que as pessoas com 40 a 50 anos de idade ainda podem se beneficiar dessa modalidade se preencherem os requisitos até novembro de 2019.
Por fim, é essencial salientar que cada caso é um caso. Assim, é preciso uma análise profunda da sua situação, e o melhor é buscar ajuda profissional, para evitar problemas ao solicitar a sua aposentadoria ao INSS.
Além disso, cabe informar que você pode simular a sua solicitação por meio do serviço “Simular Aposentadoria” do INSS.