Com o avanço da tecnologia, vários serviços que antes eram muito burocratizados podem ser facilmente acessados. Nessa perspectiva, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), resolveu facilitar a vida dos segurados permitindo a contratação do crédito consignado via biometria digital.
No entanto, até o momento, a autarquia apenas anunciou que todos os aposentados e pensionistas que desejam contratar o empréstimo precisam ter a biometria, obrigatoriamente. As instituições financeiras que ofertam a modalidade terão um prazo de 60 dias para se adaptarem às novas regras.
Como mencionado, o objetivo é permitir a contratação do crédito consignado a distância, ou seja, sem a necessidade de o segurado ir até uma agência bancária. Além disso, com a biometria, os aposentados e pensionistas terão acesso a empréstimos mais seguros, sem riscos de fraudes, por exemplo.
A mudança também aumenta as opções nos serviços de identificação, que deverão se adaptar para aceitar o novo meio de contratação do empréstimo consignado, como os próprios sistemas biométricos dos bancos. No entanto, é necessário que sejam enquadrados nas exigências definidas pelo INSS.
Na prática, a biometria funcionará como uma espécie de assinatura do aposentado e pensionista. Entretanto, para que o crédito seja liberado, ainda será exigida a apresentação da documentação oficial, como: Cadastro de Pessoa Física (CPF), e um documento oficial e original com foto.
Por fim, as alterações também prevê a possibilidade de acesso ao crédito sem biometria, porém, para isso a contratação do empréstimo consignado deve ocorrer, exclusivamente no banco, instituição financeira ou canais eletrônicos da instituição, lembrando que a contratação por ligação telefônica não é permitida pelo INSS.
O órgão também anunciou a atualização na taxa de valores do empréstimo consignado. Agora, os segurados poderão solicitar um crédito até 1,6 vez maior que o valor do benefício.
De acordo com a determinação do instituto, neste ano, os beneficiários terão um aumento de R$ 90 na margem do consignado. Lembrando que a margem consignável é de 45%.
A saber, por meio do empréstimo consignado do INSS, o segurado pode obter diversas facilidades. Portanto, confira quais são: