Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem ficar atentos ao novo golpe que está sendo aplicado. O alerta é do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que conscientiza sobre as novas práticas de criminosos.
Recentemente, houve a descoberta de uma nova tática dos golpistas com o objetivo de roubar dinheiro dos idosos. Por isso, é importante saber como funciona para se proteger de golpes desse tipo.
Como funciona o novo golpe do BPC?
O BPC é um benefício de assistência social do Governo Federal, mas os pagamentos são veiculados pelo INSS. Dessa forma, esse tem sido mais um alvo de criminosos.
Recentemente, um funcionário do INSS no Rio de Janeiro descobriu uma atividade ilegal direcionada aos idosos que requisitam o Benefício de Prestação Continuada.
Funciona da seguinte forma:
- O idoso recebe uma mensagem por SMS ou WhatsApp, informando a aprovação do BPC;
- O criminoso simula que a mensagem foi enviada pelo INSS;
- Geralmente, o idoso nunca fez a solicitação do BPC e se anima com a notícia;
- Além disso, junto com a mensagem, o golpista envia um boleto para pagamento por conta da “prestação de serviço”;
- Assim, a vítima segue as instruções de comparecer no local e data do informativo e de realizar o pagamento do boleto.
No caso que ocorreu no Rio de Janeiro, o golpista realmente deu entrada no BPC em nome do idoso, mas se cadastrou como seu procurador. Dessa forma, poderia utilizar as informações pessoais da vítima para realizar várias outras ações.
Descobrir fraudes como esta é difícil, pois a solicitação do BPC para idosos não exige perícia do INSS. Assim, só foi possível descobrir o caso do RJ porque o idoso compareceu no setor de “socialização de informações”, em uma das agências no Norte-Fluminense.
Como se proteger do golpe?
O INSS alerta os beneficiários do BPC e idosos em geral sobre as práticas importantes para evitar cair em golpes.
Em primeiro lugar, vale lembrar que o INSS não entra em contato direito com os cidadãos, seja por telefone, WhatsApp, e-mail ou SMS.
Sendo assim, confira as recomendações essenciais para se proteger de fraudes do INSS:
- O INSS não solicita documentos por e-mail, WhatsApp ou outro canal extraoficial. Por isso, caso receba uma mensagem solicitando documentos por estes canais, desconfie;
- O INSS não cobra pela concessão de benefícios. Assim, nunca efetue o pagamento de um boleto que recebeu do suposto INSS, pois pode se tratar de um golpe;
- O único canal de contato com a instituição é por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Ele está disponível gratuitamente para aparelhos Android e IOS;
- Nunca clique em links suspeitos enviados por SMS, WhatsApp ou e-mail, pois a previdência social não utiliza esses meios e nem envia link para os beneficiários;
- Nunca compartilhe as suas informações com outras pessoas.
Ademais, é importante destacar que toda e qualquer convocação do INSS também será registrada no Portal Meu INSS. Portanto, caso ainda tenha dúvidas se o contato é real ou não, basta acessar o portal pelo site ou aplicativo.
Além disso, também está disponível o telefone oficial do INSS, no número 135. Ao fazer a ligação será necessário confirmar algumas informações para obter toda a ajuda necessária.
Como funciona a solicitação do BPC?
Os idosos devem ficar atentos quanto à solicitação do BPC, entendendo todo o processo para evitar cair em fraudes.
Antes de tudo, o benefício atende dois grupos específicos:
- Idosos que possuem 65 anos ou mais;
- Pessoas com deficiência de qualquer idade.
Para participar é preciso ter renda mensal de até 1/4 do salário mínimo per capita (R$ 353 por pessoa, em 2024).
Após seguir todas as exigências, o primeiro passo é se cadastrar no CadÚnico. Assim, o responsável familiar deve comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.
Na ocasião, deve portar os documentos pessoais de todas as pessoas que moram na mesma casa, bem como o comprovante de renda de todos e comprovante de residência.
Por fim, o último passo é fazer a solicitação no INSS. Todo o processo é 100% online e realizado pelo Portal Meu INSS. Confira o passo a passo:
- Primeiro, acesse o site ou o aplicativo Meu INSS e faça o seu cadastro ou login;
- Na página inicial, clique em “Agendamentos/Solicitações” e depois em “Novo requerimento”;
- Depois, digite “BPC” na barra de pesquisa e selecione a opção “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência” ou “Benefício Assistencial ao Idoso”, conforme o seu caso;
- Em seguida, preencha os dados solicitados e anexe os documentos necessários;
- Por fim, confira as informações e conclua o requerimento;
- Acompanhe o andamento do seu pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Após seguir esses passos, os idosos acima de 65 anos precisam aguardar a aprovação para começar a receber os pagamentos mensais.
Porém, as pessoas com deficiência ainda terão que passar pela perícia médica, na data e horário informados durante o processo de solicitação.