O prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina no próximo sábado (21). Os interessados devem acessar o site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e preencher o cadastro.
Na ocasião, também será necessário pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 85, podendo ser quitada através do PIX, cartão de crédito ou por boleto bancário, até o dia 27 deste mês.
Os candidatos também precisam escolher qual a prova de língua estrangeira deseja realizar (inglês ou espanhol), informar se possui algum atendimento especial, como de acessibilidade e preencher o questionário socioeconômico.
Datas das provas
As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, sendo as distribuições:
- 1º dia: serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia);
- 2º dia: serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias.
Tempo para fazer as provas
Os candidatos terão os seguintes prazos para realizarem as provas:
- 1º dia: o estudante terá 5 horas e 30 minutos para realizar as provas e fazer a redação;
- 2º dia: o aluno terá 5 horas para realizar toda a prova.
Vale ressaltar que os exames possuem 45 questões objetivas, além da redação discursiva no primeiro dia.
Gabaritos
Segundo as informações do Governo, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep até o terceiro dia útil após a última prova.
Provas do Enem 2022
Para facilitar a vida dos estudantes, pela primeira vez será possível apresentar a versão digital do documento de identificação. Serão aceitos:
- e-título;
- Carteira de Habilitação Digital; ou
- RG Digital.
Vale ressaltar que o candidato deverá abrir o aplicativo e apresentar o documento ao fiscal. Capturas de tela não serão aceitas. Lembrando que o exame possui quatro provas objetivas com 45 questões e a redação na língua portuguesa.