Ter um emprego estável e com uma boa rentabilidade é o desejo de muitos brasileiros, principalmente os concurseiros. Com isso, as inscrições para o concurso Banco do Brasil se tornaram bastante almejadas entre a população. Desta vez, o período para mostrar interesse nas vagas começou em 23 de dezembro de 2022 e vai finalizar no dia 24 de fevereiro deste ano, 2023. Logo, estamos a apenas dois dias de fechar o prazo.
Confira como fazer a inscrição para o concurso Banco do Brasil
O passo inicial para esse feito é acessar o site da Fundação CESGRANRIO, que é a banca organizadora responsável pela aplicação do processo seletivo. Em seguida, na sua plataforma, haverá a opção “Eventos”, a qual irá mostrar as seleções externas.
Entre elas, contém o link de inscrição para o concurso do Banco do Brasil. Após essa busca, será preciso fazer um cadastro. Logo após, seguir o passo a passo que o próprio site fornece, para que, assim, a demonstração de interesse seja efetivada.
Vagas do concurso Banco do Brasil
A partir do seu edital mais recente, esse órgão público está oferecendo 4 mil vagas de contratação imediata para cidadãos com nível de escolaridade médio. Além disso, mais 2 mil vagas estão sendo disponibilizadas para a formação de um cadastro reserva.
Ainda, levando em conta as jurisdições favoráveis às minorias sociais, o documento considera: 5% das vagas destinadas às pessoas com deficiências, conforme a Lei Nº 13.146/2015. Por fim, destina 20% para as pessoas negras, em conformidade com a Lei Nº 12.990/2014.
Quais são os cargos deste processo seletivo
O total de 6 mil vagas está disponível para o cargo de Escriturário. O qual, por sua vez, é dividido em dois segmentos: Agente Comercial e Agente de Tecnologia, ambos sem distinção de salários e benefícios, diferindo apenas nas suas funções.
Então, o Agente Comercial também é chamado de Escriturário Tradicional e atua diretamente com o atendimento ao cliente, geralmente dentro da própria instituição bancária. Já o Agente de Tecnologia é o responsável para aprimorar os avanços específicos relacionados ao sistema do órgão.
Salário e benefícios
Segundo o edital que prevê as inscrições para o concurso do Banco do Brasil, o salário inicial para o cargo é de R$ 3.622,23, sem contar com os benefícios inclusos na contratação.
Via de regra, as bonificações que acompanham o pagamento mensal são: auxílio creche, vale refeição, vale transporte, auxílio para filhos com deficiência, comissão de participação nos lucros, plano de saúde, incluindo o odontológico, e por fim, a previdência complementar.
Critérios de aprovação
A primeira premissa para admissão é a nacionalidade do candidato, sendo esta obrigatoriamente brasileira ou portuguesa. Nesse último caso, é preciso que o cidadão esteja em conformidade com o Decreto nº 3.927, de 19 de setembro de 2001.
Além do mais, a situação eleitoral deve estar regular, bem como as obrigações militares, no caso do sexo masculino. Ter, ainda, 18 anos completos e não ter nenhum vínculo com qualquer outro emprego, direta ou indiretamente, da Administração Pública brasileira.
No mais, ser aprovado pelo processo avaliativo da Fundação CESGRANRIO, em todas as etapas de caráter classificatório e eliminatório. Além disso, deve possuir aptidão física para exercer as funções do cargo atribuído.
Etapas do concurso Banco do Brasil
Etapa 1
Após a fase de inscrições do concurso do Banco do Brasil, a primeira etapa que se segue é o teste escrito que dispõe questões de conhecimentos básicos. Sendo assim, o conteúdo programático é disponibilizado previamente no edital, que são: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e Atualidades sobre o Mercado Financeiro.
Ainda, há a aplicação de outra prova escrita com conhecimentos específicos para cada especialidade: Agente Comercial – Matemática Financeira, Noções Bancárias, Informática e Vendas e Negociação; Agente de tecnologia – Probabilidade E Estatística, Noções Bancárias e Tecnologia da Informação.
Em resumo, são 70 questões ao total, sendo que 25 gerais e 45 específicas.
Etapa 2
A redação é o método eliminatório que constitui a segunda etapa da seleção externa do concurso do Banco do Brasil, no qual o candidato deve construir um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo. Assim, os temas podem ser variados e dependem da banca avaliadora.
Os critérios de atribuição de nota são: adequação ao tema e ao modelo do texto, mecanismos de coesão, como sequenciação e referenciação, coerência estrutural e, por fim, domínio da norma padrão de escrita da língua portuguesa.