As inscrições para certificadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 13 de outubro. O Instituto Nacional de Ensino E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou a informação.
Os interessados devem se candidatar por meio da Rede Nacional de Certificadores (RNC).
Lembrando que as vagas destinam-se aos servidores públicos em exercício em 2020, servidores do Poder Executivo Federal regido pela Lei nº 8.112 ou então docentes da rede estadual ou municipal de ensino efetivos e registrados no Censo Escolar 2019.
Além disso, o Inep exige os futuros certificadores do Enem atenda a alguns requisitos. Veja:
Clique aqui para fazer a sua inscrição.
Os inscritos no processo de certificação deverão passar por uma capacitação a distância promovida pelo Inep.
Nesse sentido, por ser online, eles precisarão de um smartphone ou tablet com acesso à internet ou então um computador para a realização do curso.
Aquele que alcançar aproveitamento mínimo de 70% do curso de capacitação obrigatório será considerado apto para a função no próximo Enem.
O Inep remunera o certificador com até R$ 342 por dia de prova. A determinação dessa quantia leva em conta o valor pago por hora ao servidor público do Poder Executivo Federal de R$ 28,50.
O pagamento será realizado logo após a aplicação do Enem. Entretanto, pede-se ao profissional que apresente o Relatório de Certificação e a finalização da demanda via sistema web ou aplicativo da RNC.
A saber, os certificadores são os responsáveis pelos procedimentos de aplicação do Enem. Têm a função de registrar em sistema eletrônico as informações coletadas com base em sua atuação, além de informar ao Inep qualquer problema na aplicação das provas.