Em muitos casos, para ter acesso a benefícios o cidadão precisa ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O registro costuma ser pré-requisito para participar de iniciativas como o Auxílio Brasil e Auxílio Gás, por exemplo.
Por sua importância, os brasileiros precisam ter muita atenção para evitar uma possível exclusão do CadÚnico, o que consequentemente pode fazer com que o beneficiário perca acesso aos vários benefícios que esteja recebendo.
Veja também: Auxílio Brasil: calendário de pagamentos vai dar uma pausa neste final de semana
Isso porque, o CadÚnico funciona como um sistema em que o governo identifica a população vulnerável para concessão de benefícios que venham ampará-la conforme as características e condições da família.
As famílias inscritas no CadÚnico que recebe algum benefício governamental devem se atentar as situações que podem excluir o registro do sistema, sendo elas:
Por meio do CadÚnico a família ou o cidadão pode ser contemplado por muitos programas, lembrando que cada um possuem seus próprios critérios. Conheça os principais deles: