Com a chegada do final do ano, o grande desejo para todas as pessoas é começar 2025 com o pé direito. Para quem está em situação de vulnerabilidade social, por exemplo, uma boa notícia para começar bem o ano novo seria entrar no Bolsa Família.
O maior programa de transferência de renda do país atende atualmente pouco mais de 20 milhões de pessoas, segundo informações mais recentes do governo federal. Para o ano de 2025, o benefício já está confirmado, e deverá seguir realizando os pagamentos mensais.
Se você ainda não recebe o Bolsa Família e quer passar a receber o benefício social a partir de 2025 precisa começar a se movimentar desde já. Quanto mais cedo você começar a seguir algumas regras básicas, maiores são as chances de receber o benefício já nos primeiros meses do próximo ano.
Quem poderá receber o Bolsa Família em 2025
Assim como aconteceu em 2024, as regras de entrada do Bolsa Família para o ano de 2025 serão basicamente as mesmas. São elas:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal;
- Ter uma renda per capita de até R$ 218.
Se você faz parte dos dois grupos citados acima, saiba que você está apto ao recebimento do Bolsa Família para o próximo ano.
Não existe um sistema de inscrição direta para receber o benefício social. De todo modo, você pode seguir algumas dicas específicas para ter maior chance de seleção.
Dicas para receber o Bolsa Família em 2025
- Olho no Cadúnico
A primeira dica para quem deseja receber o Bolsa Família em 2025 é ficar de olho na sua conta do Cadúnico. O governo federal analisa com rigor todos os dados que estão escritos nesse cadastro.
O Cadúnico precisa ser atualizado uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na sua família, como uma morte, um nascimento ou mesmo uma mudança de endereço.
Para saber se o seu Cadúnico está atualizado, a dica é acessar o app do Meu Cadúnico, e realizar a verificação.
- Consulte o app com frequência
Outra dica importante para quem deseja receber o Bolsa Família em 2025, é não esquecer de analisar com frequência as informações sobre a sua conta no aplicativo oficial do programa social.
É através desse aplicativo que o governo federal vai enviar notificações sobre a sua situação. Se houver uma inconsistência nos dados, por exemplo, você poderá confirmar essa informação através de aplicativo do Bolsa Família.
- Não omita dados
Existem casos de pessoas que acabam fraudando, ou omitindo informações de um processo de inscrição no Cadúnico com o objetivo de ter mais chances de receber o Bolsa Família.
Essa escolha, no entanto, não é a melhor. Isso porque o governo federal está aumentando a fiscalização em relação aos dados. Através do cruzamento de informações, o poder executivo poderá entender se você está mentindo ou não
Por isso, a principal dica para uma pessoa que deseja receber o Bolsa Família é sempre inserir informações verdadeiras e atualizadas no sistema do Cadúnico.
Caso você não esteja apto ao recebimento do Bolsa Família, nada impede que essas informações verdadeiras o tornem elegível para receber um outro benefício social, como o próprio Auxílio-gás nacional, por exemplo.
Bolsa Família de dezembro
Para este mês de dezembro, o Bolsa Família deve retomar os seus pagamentos no próximo dia 10. Abaixo, você pode conferir o calendário atualizado dos depósitos do benefício social:
- Usuários com NIS final 1: 10 de dezembro;
- Usuários com NIS final 2: 11 de dezembro;
- Usuários com NIS final 3: 12 de dezembro;
- Usuários com NIS final 4: 13 de dezembro;
- Usuários com NIS final 5: 16 de dezembro;
- Usuários com NIS final 6: 17 de dezembro;
- Usuários com NIS final 7: 18 de dezembro;
- Usuários com NIS final 8: 19 de dezembro;
- Usuários com NIS final 9: 20 de dezembro;
- Usuários com NIS final 0: 23 de dezembro.